Covid-19: Consultório na Rua orienta sobre cuidados e prevenção
Reuniões contaram com as equipes e outros órgãos ligados à assistência da população de rua
Neste momento em que a recomendação é para que as pessoas fiquem em casa, a parcela da população que vive em situação de rua se mostra ainda mais vulnerável. Para desenvolver políticas de prevenção voltadas para esse público, o Consultório na Rua tem buscado desenvolver ações estratégicas, voltadas ao cuidado dessas pessoas.
Na semana passada, durante reuniões intersetoriais e com as equipes de profissionais do programa, que faz parte do quadro da Secretaria Municipal de Saúde, foram discutidos o fluxo desses pacientes, abrigamento provisório para isolamento de casos suspeitos, prevenção e orientação junto aos usuários, além de outras ações.
Envolvendo outros setores, o Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Municipal para População em Situação de Rua conta com integrantes do Consultório na Rua, Gerência de Atenção Psicossocial da SMS, Secretaria Municipal de Assistência Social, OAB de Alagoas, instituições religiosas parceiras e Movimento Nacional da População de Rua.
De acordo com Jorgina Sales, coordenadora do Consultório na Rua, as equipes continuarão nas ruas realizando seu trabalho, intensificando as atividades de orientações de prevenção para os usuários. “Nós estamos viabilizando todas as formas possíveis para fortalecer o cuidado com esses usuários”, destaca.
Ainda segundo a coordenadora, as equipes do Consultório estão preparadas para, ao detectar um usuário sintomático, encaminhar para uma unidade de saúde de referência da região. A partir daí, o fluxo segue o mesmo dos outros pacientes. Ambulâncias da SMS estarão disponíveis para o translado desses usuários. O programa vai atuar ainda na disseminação de informações verdadeiras e orientação para os usuários. Além disso, garrafas com água e sabão facilitarão a higienização desta população.
Doações
Os insumos para os profissionais são direcionados pela SMS, mas o Consultório na Rua recebe doação de materiais de limpeza e higiene pessoal, roupas, água e alimento para as pessoas em situação de rua, pois, além da preocupação com a disseminação do vírus, a chegada do período chuvoso deixa os usuários ainda mais suscetíveis a doenças. Para doar, basta entrar em contato com o programa no número 3312-5434 ou 98802-3174.
“Nós contamos com o apoio de instituições religiosas, como a Casa de Ranquines, a Igreja Batista e a Casa Betânia, mas estamos abertos a receber essas doações também da população em geral”, frisa Jorgina.
Veja também
Últimas notícias
Gabinete Itinerante da deputada Gabi Gonçalves leva serviços gratuitos a Maribondo
Rafael Brito defende revisão urgente do cálculo do piso nacional dos professores
Presidente do Grupo Corona é encontrado morto após sequestro no interior do México
Trump diz que mulher morta por agente do ICE “causava desordem”
IMA orienta sobre suspensão temporária de serviços do Cadastro Ambiental Rural
Mãe e filho mortos por choque elétrico em pousada de Maragogi são sepultados em SP
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
