10 apps de viagens para baixar
Hoje em dia, com apenas alguns cliques no celular, o viajante consegue organizar melhor seus recursos financeiros
Os avanços da tecnologia estão muito presentes em nossa vida, facilitando diversos momentos, inclusive na hora de viajar. Economizar dinheiro, escolher a melhor passagem e hotel, localizar os pontos turísticos mais importantes - tudo isso demandava um grande trabalho sem ajuda dos recursos tecnológicos.
Hoje em dia, com apenas alguns cliques no celular, o viajante consegue organizar melhor seus recursos financeiros, achar passagens aéreas baratas e encontrar, em segundos, o melhor caminho para o local que deseja conhecer.
O artigo traz dez aplicativos importantes para auxiliar qualquer viajante em diversos aspectos da viagem - desde a hora da compra dos voos e hospedagem até em momentos mais práticos, como arrumar a mala ou converter moedas e medidas.
1. MaxMilhas
Muitas pessoas têm um desejo comum quando estão organizando uma viagem: economizar. No site ou app da MaxMilhas é possível encontrar voos com preços mais baixos ao longo de todo o ano.
O "pulo do gato" é que a empresa emite os voos com as milhas de quem deseja vendê-las, obtendo assim, combinações inteligentes de tarifas que geram bons descontos.
O app é gratuito e está disponível tanto para iOS quanto para Android.
2. Time Out
O app gratuito Time Out é uma ótima ferramenta na hora de montar o roteiro de viagem.
Com o propósito de levar o viajante para além do óbvio - ou seja, pontos turísticos marcantes - o aplicativo mostra o que está ocorrendo em diversos locais.
O Time Out cobre mais de 30 cidades pelo mundo, mostrando opções de shows, festivais, programas de fim de semana e outras atividades culturais.
Também é possível encontrar opções de bares e restaurantes bem avaliados, além de fazer a reserva pelo próprio app.
3. Google Trips
O Google Trips é um aplicativo para aqueles que amam organização.
Com funcionamento conectado ao Gmail, o app organiza itinerários de vôos, auxilia na hora de montar passeios - mostrando as opções disponíveis -, apresenta restaurantes e bares por perto, sugestões de pontos turísticos e muito mais.
4. Xe Currency
Quando a intenção é viajar para um país estrangeiro, as pesquisas sobre as moedas devem começar antes da viagem, para que o viajante possa garantir o câmbio pelo melhor preço possível.
É para isso que serve o Xe Currency. O app funciona gratuitamente, tanto em iOS, como Android, e permite que o usuário fique por dentro de taxas e preços do câmbio.
Além disso, é possível acessar as últimas cotações das moedas favoritadas no app, mesmo offline - o que permite que o viajante veja os valores, mesmo enquanto estiver em seu destino, sem conexão com a internet.
5. Accuweather
A previsão do tempo pode fazer uma grande diferença na programação da viagem, principalmente no momento de arrumar a mala. Um dos melhores aplicativos para conferi-la é o Accuweather. Disponibilizado para iOS e Android, o app tem mais de 100 opções de línguas e já foi baixado mais de 1.5 bilhão de vezes.
É possível ficar informado não só sobre a temperatura, mas também sobre ocorrência de ventos e chances de chuva - que são atualizadas de minuto em minuto.
6. Packpoint
Um aplicativo muito útil para ajudar na arrumação da mala é o Packpoint. No app, o viajante deve inserir o local de destino, quando irá viajar e o tempo total da estadia.
A partir dessas informações, o Packpoint fará uma lista com tudo que o usuário deve levar na bagagem. Essa lista, inclusive, é separada entre mala de mão e mala para ser despachada.
Se a pessoa não concorda totalmente com os itens disponibilizados no app, é possível editar, construindo, assim, sua própria lista personalizada.
7. Expense Manager
Uma coisa que pode ocorrer durante viagens é o viajante gastar mais do que deveria.
Para isso não acontecer, é essencial ficar atento aos gastos e separar um orçamento total para a viagem, levando em conta alimentação, hospedagem, passeios, transportes e ingressos.
Porém, como são muitos itens para controlar e, como alguns gastos são pequenos - como uma garrafa de água -, é fácil se esquecer deles.
O Expense Manager pode ajudar nessa tarefa. Com o aplicativo, o usuário anota os gastos diários - que podem ser divididos em categorias. Ainda é possível digitalizar os recibos, deixando tudo em ordem.
O app só está disponível para Android.
8. LiveTrekker
Os dias de viagem podem passar muito rápido. Por isso, o LiveTrekker é ideal para aqueles que querem guardar recordações de todos os momentos.
O aplicativo utiliza um mapa interativo para montar um grande diário de viagem virtual. A medida que o viajante vai se movimentando, o app desenha uma linha vermelha pelos locais que a pessoa passou.
Além de mensurar a altitude e velocidade do usuário, o LiveTrekker permite adicionar fotos, vídeos e áudios em vários locais. Assim, as memórias da viagem podem ficar guardadas por muito tempo.
9. Wiffinfinity
O Wiffinfinity é um aplicativo útil para viajantes que desejam estar sempre conectados.
O app funciona da seguinte forma: usuários vão registrando redes de wi-fi disponíveis pelos locais que passam, informando se são protegidas ou não. Caso haja senha, ela também deve ser informada.
Assim, a pessoa pode garantir conexão com a internet em qualquer lugar do mundo. Isso pode ser de grande ajuda em um momento em que o viajante acabou de chegar a um país estrangeiro e ainda não comprou chip ou simplesmente não quer gastar dinheiro com isso.
10. Converted
Além das moedas, há diversas diferenças entre os países em relação a números.
Só nos Estados Unidos, por exemplo, são utilizadas métricas para distâncias, alturas e temperatura que não correspondem às utilizadas no Brasil.
Além disso, lá e nos países da Europa, números de roupas e calçados também se baseiam em outras proporções.
Com o app Converted, o viajante consegue rapidamente fazer a conversão e não perder tempo com cálculos demorados e confusos.
O app está disponível para iOS, por U$4,99.