Saiba como regularizar seu CPF para receber o auxílio de R$ 600
A Receita considera que nem todos esses casos necessariamente indiquem que o CPF preenchido não esteja válido
Problemas com o CPF constam entre os problemas mais relatados por trabalhadores para se cadastrar no aplicativo da Caixa Econômica Federal para receber o auxílio emergencial de R$ 600. Em diversos casos, o sistema não reconhece o documento e impede o registro no Cadastro Único de programas sociais - que é requisito para ter acesso ao benefício.
O calendário prevê o início dos pagamentos nesta quinta-feira (9).
A Receita considera que nem todos esses casos necessariamente indiquem que o CPF preenchido não esteja válido. O órgão recomeda que aqueles que tiveram o pedido negado por suposta irregularidade no documento refaçam a operação. Embora negue erro de aplicativo ou sistema, o governo alega que "o número alto de acessos pode gerar instabilidade".
Volume excessivo de acessos
Segundo a Receita Federal, o aplicativo "CAIXA Auxílio Emergencial", desenvolvido para o recebimento do benefício, apresentou "um volume excessivo de acessos que pode ter impedido o cadastramento de muitos beneficiários".
"Preliminarmente, a Receita Federal orienta que o cidadão [que não tenha conseguido se cadastrar] acesse novamente o aplicativo da Caixa, em diferentes períodos do dia, buscando seu cadastramento, pois a habilitação pode não ser possível na primeira tentativa", informou o órgão.
A Receita orienta a todos que inseriram o CPF tiveram o pedido negado refazer a operação, sempre atento a possível erro de digitação.
É importante que o cidadão verifique no ato do preenchimento das informações se o nome do cidadão, de sua mãe (se houver) e sua data de nascimento coincidem com os dados constantes na base CPF da Receita Federal.