Saúde

Estado de Alagoas cede impressoras 3D para ajudar Ufal produzir máscaras

Vice-governador Luciano Barbosa autorizou a cessão

Por Agencia Alagoas 12/04/2020 06h06
Estado de Alagoas cede impressoras 3D para ajudar Ufal produzir máscaras
Vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa - Foto: Ascom

O vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, autorizou a cessão de cinco impressoras 3D para ajudar a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) na força-tarefa montada para produção de máscaras destinadas aos profissionais que atuam no combate a Covid-19, em Alagoas.

As máquinas cedidas pela Secretaria de Estado da Educação foram entregues no Instituto de Matemática da Ufal, e fazem parte da estrutura do Espaço de Formação e Experimentação em Tecnologias para Professores EFEX e do Programa Meninas em STEM.

O Programa Meninas em STEM, é uma ação da pasta de Luciano Barbosa que visa incentivar a participação feminina nas Ciências Exatas e Iniciação Científica, como resultado de um projeto desenvolvido junto à Embaixada Americana e Universidade de São Paulo (UPS), que promovem o seminário STEM TechCamp no Brasil.

No início deste ano, quatro escolas da rede estadual foram contempladas com impressoras 3D para desenvolver atividades do programa. As mesmas unidades de ensino que, agora, ajudarão a produzir material de proteção para os profissionais da saúde.

“Com o apoio do governador Renan Filho e do vice-governador e secretário de Educação Luciano Barbosa, estamos em um momento em que é necessário unir forças e, por isso, a Seduc cedeu estas máquinas à Ufal para que as mesmas sejam utilizadas pela equipe do Instituto de Matemática. Desta forma, ajudamos a aumentar a produção de máscaras e contribuímos com a sociedade para reduzir a propagação do vírus”, avalia o coordenador do Efex, professor Ednaldo Firmino.