Defesa Civil realiza manutenção em pluviômetros de Maceió
Ao todo, a cidade conta com 13 equipamentos espalhados
Com o objetivo de manter as medições atualizadas e prevenir situações de risco durante o período chuvoso, a Coordenadoria Especial Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) vem realizando manutenções nos pluviômetros instalados em Maceió. Ao todo, a cidade conta com 13 equipamentos espalhados por diversos bairros.
O índice pluviométrico medido pelos equipamentos refere-se à quantidade de chuva por metro quadrado em determinado local e período. Os dados recebidos pelos pluviômetros são analisados diariamente pelas equipes do Centro Integrado de Monitoramento e Alerta de Defesa Civil (Cimadec) e servem como base para a emissão de avisos de alerta e alarme para as comunidades.
O técnico em Meteorologia do Cimadec, Matheus Leite, esclareceu que a manutenção dos pluviômetros realizada pela Defesa Civil tem um caráter preventivo e é feita em campo. “Uma equipe vai até o pluviômetro e em seguida o desmonta. Após esse momento, é feita uma limpeza em toda sua estrutura com água e sabão e, se for necessário, realizamos um desentupimento do equipamento. Essa manutenção é preventiva e é feita para que os pluviômetros possam operar de maneira correta”, explicou.
Segundo a coordenadora do Cimadec, Joanna Borba, o trabalho é importante por eliminar medições erradas e propiciar um trabalho mais direcionado as áreas de risco, principalmente durante o período chuvoso.
“A manutenção é importante para que não haja nenhum tipo de registro errado, como volumes de chuvas muito altos ou muito baixos. Trabalhamos dentro do Protocolo de Proteção e Ação de Defesa Civil, monitorando as regiões e emitindo alertas para as áreas que são mais afetadas pelas chuvas. Com as medições corretas podemos nos voltar para as regiões de maior risco durante o período chuvoso”, disse ela.
Os pluviomêtros instalados em Maceió estão localizados nos bairros Antares, Benedito Bentes, Cidade Universitária, Clima Bom, Tabuleiro do Martins, Chã de Bebedouro, Pitanguinha, Gruta de Lourdes, Vergel do Lago, Pontal da Barra, Cruz das Almas e Ipioca.
Veja também
Últimas notícias
[Vídeo] Operação da PF cumpre mandados em Arapiraca contra tráfico internacional de drogas
Batalhão de Choque é acionado para desobstruir a BR-104 após protesto por falta de água em Rio Largo
Bolsa supera os 162 mil pontos com dados de desaceleração da economia
Moraes manda exames de Bolsonaro para perícia da PF analisar
Após SBT negar ida de Flávio em programa, Ratinho confirma presença
Pesquisa da Flup mostra força da literatura nas periferias do Rio
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
