Justiça condena homem por três sequestros seguidos de estupro em Maceió
‘Ao que tudo indica, trata-se o acusado de verdadeiro estuprador serial, com evidente compulsão por abordar adolescentes em via pública’, diz sentença

A 14ª Vara Criminal de Maceió condenou Benício Vieira de Lima por sequestrar e estuprar três adolescentes, em processos distintos. As condenações foram proferidas pela juíza Juliana Batistela entre 28 de março e 15 de abril.
As penas foram de 15 anos e 6 meses, em um processo, e 16 anos e 8 meses, nos outros dois. O homem é acusado de estupros em outros processos ainda em andamento.
“Ao que tudo indica, trata-se o acusado de verdadeiro estuprador serial, com evidente compulsão por abordar adolescentes em via pública, constrangê-las, com emprego de arma de fogo e intensas ameaças, e, após conduzi-las para seu local de trabalho, obrigá-las a praticar conjunção carnal de diversas formas com ele”, destacou a magistrada.
A defesa pediu absolvição por insuficiência de provas quanto à autoria, e apresentou supostos álibis, como a fatura de cartão de crédito do réu que indica uma compra em supermercado, num horário próximo ao que um dos crimes foi consumado. Nesse caso, a juíza apontou que não é possível afirmar se horário da compra coincide com a hora do estupro estimada pela vítima, ou mesmo se o cartão não estava sendo utilizado por outra pessoa.
As sentenças indicam que os depoimentos das testemunhas de defesa não trouxeram informações capazes de anular as provas, mas apenas alegações sobre a suposta boa conduta social do réu. Para a juíza, “a materialidade e a autoria dos indigitados delitos restaram evidenciadas diante de todo o conteúdo probatório contido nos autos”.
O reconhecimento do acusado por cada uma das vítimas ocorreu em três oportunidades durante a apuração dos crimes, sendo uma por fotografia e duas presencialmente, em sala de reconhecimento. Os exames de corpo de delito indicaram a presença de material biológico masculino com “forte” probabilidade de ser do réu.
A juíza ressaltou a coincidência dos detalhes narrados pelas adolescentes quanto à forma de atuação do estuprador. “O réu utilizou o mesmo modus operandi cruel, encontrando-se os depoimentos […] em perfeita harmonia”.
As meninas violentadas tinham entre 14 e 17 anos, e transitavam a pé pelos bairros Feitosa ou Jacintinho quando foram abordadas pelo homem, que as obrigou a entrar no carro que dirigia, sob ameaça de arma de fogo. Os crimes ocorreram entre novembro de 2018 e fevereiro de 2019.
Duas das vítimas contaram terem sido inicialmente atraídas para perto do carro porque o agressor fingia querer uma informação sobre localização. As três disseram que o carro era de cor prata.
Já no carro, as vítimas eram obrigadas a cobrir o rosto com um pano, de forma que não vissem o trajeto. Elas também relataram que Benício fazia contato por telefone com o porteiro do local de trabalho, onde ocorria os estupros, para que ele abrisse o portão.
Em depoimento, o porteiro contou que o homem costumava levar mulheres para o escritório, mas a partir de certo momento começou a apagar as luzes da garagem para que as mulheres não fossem identificadas. O funcionário chegou a questionar Benício sobre esse comportamento, que respondeu afirmando se tratar de mulheres casadas.
O estuprador levava as adolescentes de volta para um local próximo de onde as havia sequestrado. Nesse trajeto, conta uma das vítimas, Benício chegou a dizer que tinha duas filhas e pediu perdão “em nome de Deus”. Não obstante, o homem ameaçou voltar para estuprá-la novamente caso fosse denunciado.
Veja também
Últimas notícias

Criado há três meses, 'Luau do Sipá' conquista multidão ao som de boa música na orla de Maceió

Prefeita Ceci marca presença no Workshop Masterop Travel 2025 para fortalecer o turismo em Atalaia

Deputada Cibele Moura volta a assumir presidência da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da ALE

Audiência mantém impasse sobre Faixa Verde na orla da Ponta Verde, em Maceió

Defeito no ar-condicionado causou mal-estar em crianças dentro de ônibus escolar

Motociclista derrapa em óleo na pista e colide contra carro no Centro de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
