Ufal participa de comitê que auxilia governadores do Nordeste no combate à covid-19
Pesquisadores monitoram evolução da pandemia, realizam previsões estatísticas e sugerem formas de atuação
Formado por pesquisadores de várias áreas do conhecimento que atuam de forma voluntária, o Comitê Científico do Consórcio Nordeste vem auxiliando governadores na tomada de decisões para enfrentar a pandemia da covid-19. Segundo dados do Ministério da Saúde, a região é a segunda com mais casos da doença no Brasil.
Em boletim publicado no dia 5 de maio, os integrantes reafirmaram a importância de se manter as medidas de isolamento social para conter o avanço do novo coronavírus, propuseram o planejamento de lockdown (fechamento de cidades), além de afirmarem a necessidade de ampliar a proteção aos profissionais de saúde. O material pode ser consultado no fim da matéria.
O Estado de Alagoas é representado no Comitê pelo professor da Ufal e diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeal), Fábio Guedes. Ao falar sobre o foco de sua atuação, o diretor destaca que “é estreitar a relação com toda a comunidade científica estadual, imprescindível nesse momento, para colaborar com os trabalhos realizados”.
Guedes explica que o comitê foi criado pelo Consórcio Nordeste, uma instância deliberativa formada pelos governadores da região, com a finalidade de assessorar os governos estaduais consorciados na adoção de medidas durante a crise sanitária. “São ações voltadas para a prevenção, o controle e a contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública, a fim de evitar a disseminação da doença e a estruturação do sistema de saúde para o atendimento da população”, detalha.
Coordenado pelo neurocientista Miguel Nicolelis e pelo ex-Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Sérgio Resende, o comitê está subdividido em nove subcomitês que abordam, de maneira técnica e científica, várias áreas de vital importância no combate à pandemia.
Para mais informações, acesse o site do Comitê.
Ufal no subcomitê de modelos matemáticos
O pesquisador do Instituto de Física (IF) da Ufal, Sérgio Lira, também faz parte do Comitê Cientifico do Consórcio Nordeste. Ele integra o subcomitê de Modelos matemáticos, epidemiologia e medidas de enfrentamento.
“Tenho discutido com cientistas de diversos centros do Nordeste, principalmente, sobre modelos matemáticos de epidemiologia. Compartilhamos dados e resultados que cada grupo anda simulando. Levei os resultados e ideias do nosso grupo, o Dashboard Covid19 Alagoas”, relata o docente.
Ao explicar o trabalho realizado, ele destaca a relevância da atuação do comitê. “Integrar ações científicas, desenhar soluções possíveis, monitorar a evolução da pandemia, fazer previsões cientificamente embasadas. Tudo isso para aconselhar da melhor maneira possível os governadores de todos os estados do Nordeste”, afirma.
Aplicativo Monitora
Além de fornecer informações técnicas e científicas para auxiliar no enfrentamento do novo coronavírus, o Consórcio Nordeste também desenvolveu um aplicativo para ajudar no monitoramento de casos confirmados, suspeitos e em isolamento domiciliar.
Pelo programa Monitora Covid-19 é possível obter informações sobre a doença, formas de contágio e de prevenção. O usuário ainda pode informar como está se sentido no momento, receber indicação de locais com atendimento médico mais perto da residência e conversar com profissionais de saúde.
“O aplicativo também coleta dados do usuário, permitindo a integração com os sistemas de dados individualizados do SUS [Sistema Único de Saúde], dados a respeito de comorbidades e sintomas relacionados à covid-19. Todos os dados são salvos na Plataforma Eletrônica da Saúde (IPES)”, explica Fábio Guedes.
O Monitora Covid-19 pode ser baixado na Play Store e também neste link.
Veja também
Últimas notícias
Laboratório OxeTech Penedo abre inscrições para cursos gratuitos de tecnologia
Justiça condena policiais envolvidos em homicídio e ocultação de cadáver de Davi da Silva
Programa Planta Alagoas beneficia 600 agricultores familiares de Penedo
Câmara Municipal empossa mais sete servidores aprovados no concurso público de 2024
Leonardo Dias denuncia possível greve na Saúde: “infelizmente, não me surpreende”
Jovem suspeito de tentativa de homicídio morre em confronto com a polícia em Colônia Leopoldina
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
