Coleta para teste da Covid-19 é realizada durante velório no Piauí
O corpo dele era velado quando uma profissional de saúde chegou ao local e informou sobre a coleta
Uma coleta de material para o teste da Covid-19 foi realizada durante um velório na cidade de Barras, a 119 km de Teresina, nesse domingo (17). Amigos e familiares velavam o corpo de Genival dos Santos, 53 anos, quando uma profissional da Secretaria Municipal de Saúde chegou ao local onde a cerimônia era realizada e informou a necessidade da coleta.
Procurada pelo G1, a Prefeitura de Barras informou que foi orientada pela Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) para a realização do exame. A Sesapi afirmou que existem determinações de procedimentos a serem realizados que são encaminhadas pelo Ministério da Saúde e repassadas aos municípios.
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que as pessoas presentes no velório, que ocorreria com caixão aberto, questionam a realização da coleta naquele momento e não quando Genival dos Santos estava no hospital. Por causa do exame, o corpo foi enterrado 2 horas após o horário planejado, a demora não é recomendada pelos órgãos de saúde durante a pandemia.
Genival deu entrada no Hospital Regional Leônidas Melo no sábado (17) e morreu no domingo (18). De acordo com a unidade de saúde, ele era diabético, foi internado com sintomas de hiperglicemia e morreu por conta de complicações da doença.
Em nota, o Hospital Regional Leônidas Melo informou que durante o todo o tratamento o paciente não apresentou qualquer sintoma da Covid-19 e que isso "afastou a necessidade da realização do exame".
A Prefeitura de Barras informou que o teste foi realizado porque a vítima “era jovem e faleceu por comorbidade, diabetes”. Que a Sesapi havia orientado sobre a necessidade de investigar casos de óbitos nessas circunstâncias.
“Como o corpo já não se encontrava mais no hospital, a Sesapi orientou que pudéssemos ir ao velório realizar a coleta”, disse a prefeitura, ao G1, por meio da assessoria de comunicação.
O resultado do exame saiu na tarde desta segunda-feira (18) e testou negativo para o coronavírus.
Veja também
Últimas notícias
Após ação da Defensoria, BRK apresenta mapas do esgotamento na Região Metropolitana de Maceió
Enem 2025: divulgados gabaritos e cadernos de provas do 2º dia
Moradores denunciam suspeito que estaria roubando no Conjunto Novo Jardim, no Eustáquio Gomes
Após cinco quedas consecutivas, sindicalização volta a crescer em Alagoas
Prefeita Marcela Gomes divulga programação musical da festa de 63 anos de Novo Lino
Caminhão derruba passarela, e motorista de carro morre esmagado na BR-116
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
