Prazo para pedido de isenção na taxa do Enem 2020 termina nesta sexta (22)
Período de inscrição é mantido mesmo com o anúncio de adiamento das provas
Candidatos têm até esta sexta-feira (22) para fazer sua inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para os alunos da rede pública, a isenção é assegurada pelo sistema no momento de inserção de dados para a inscrição. O prazo se mantém inalterado, apesar do anúncio do Ministério da Educação (MEC) de que o calendário de aplicação das provas do exame será adiado de 30 a 60 dias.
Inscrição - Para fazer a inscrição, o candidato deve entrar no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) pelo link enem.inep.gov.br e clicar na página do participante. Segundo Inep, a gratuidade da taxa de inscrição será garantida “a todos os participantes que se enquadrarem nos perfis estabelecidos nos editais do Enem, mesmo sem o pedido formal dos inscritos”. Ainda de acordo com o órgão, “a regra se aplica inclusive, aos isentos em 2019 que faltaram aos dois dias de prova e não tenham justificado ausência”.
Vale ressaltar que, mesmo as pessoas que já tiveram sua solicitação de isenção aceita precisam se inscrever, pois a isenção não garante a inscrição.
Os estudantes da rede estadual que venham a ter dificuldades para a inscrição podem solicitar apoio de suas escolas para fazê-lo.
Provas adiadas – Em nota oficial divulgada na tarde desta quarta-feira (20), o MEC anunciou que o calendário de aplicação das provas do Enem será adiado de 30 a 60 dias.
De acordo com o comunicado, publicado no site do ministério (portal.mec.gov.br), “as datas serão adiadas de 30 a 60 dias em relação ao previsto nos editais. Para tanto, o Inep promoverá uma enquete junto aos inscritos para o Enem 2020, a ser realizada em junho, por meio da Página do Participante. As inscrições para o Enem 2020 seguem abertas até 23h59 desta sexta-feira, 22 de maio”.
Engajamento – Em meio ao isolamento social necessário para conter o avanço da Covid-19 em Alagoas, as escolas estaduais têm buscado diversas alternativas para manter contato com seus alunos e garantir seus direitos de aprendizagem. Para as turmas concluintes do ensino médio, que farão o Enem, a rotina não é diferente.
Pensando neste público, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) criou projeto Foca no ENEM, que é um espaço de estudo complementar a ser desenvolvido pelas unidades escolares estaduais, com o objetivo de mobilizar e preparar os estudantes da 3ª série do Ensino Médio para o Enem 2020.
Nessa perspectiva, cada escola se planejou e disponibilizou espaço/s de aprendizagem. Sendo assim, cada unidade, de acordo com sua realidade, utiliza plataformas remotas para disponibilizar conteúdo, com professores tirando dúvidas em plantões virtuais. E a Seduc oferece a plataforma escolaweb.educacao.al.gov.br com milhares de Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA). E para os alunos que não têm nenhum acesso à internet, as escolas também disponibilizam material impresso.
Veja também
Últimas notícias
Palmeira dos Índios é única cidade de Alagoas a receber Prêmio de Inclusão Socioeconômica em Brasília
Penedo sedia encontro nacional dos Conselhos Municipais de Educação
Famílias de São Sebastião são beneficiadas com títulos de propriedade de imóveis
PL de Renan Calheiros avança no Senado com linha de crédito especial para produtores rurais endividados
Polícia desmancha depósito e apreende mais de 18kg de drogas no bairro São Luiz em Arapiraca
João Vicente explica escolha de Tino Marcos para novo projeto do Porta
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
