Pesquisadores da Ufal e HU criam respirador com baixo custo
A expectativa é que o equipamento seja usado no HU
Um grupo de pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e do Hospital Universitário conseguiram criar um respirador com baixo custo para ser utilizado na rede de saúde pública do Estado.
A expectativa é que o equipamento seja usado no HU, mas, com o sistema validado e homologado, também servirá para qualquer unidade de saúde com UTI ou no transporte de pacientes.
O ventilador é baseado em uma modelo italiano e utiliza sensores e válvulas com certificação médica, onde a eletrônica e o software foram desenvolvidos na Ufal.
Os pesquisadores acreditam que o custo final do equipamento, deve ficar abaixo de 10 mil reais. Um aparelho semelhante é comprado por cerca de R$ 45 mil.
Por ser baseado em modelos já validados, o ventilador desenvolvido na Federal de Alagoas poderá ser utilizado nos hospitais em um tempo mais curto quando comparado com os prazos habituais.
O projeto é uma parceria entre o IC, FabLab, HU e o curso de Medicina Veterinária. Cerca de 30 pessoas compõem a equipe que reúne docentes, técnicos, engenheiros, fisioterapeutas, médicos veterinários e estudantes de graduação e pós.