Justiça condena posto de gasolina por usar bombas com medição errada
Estabelecimento foi condenado por danos morais coletivos
A 16ª Vara Cível de Maceió condenou o Posto de gasolina V D dos Santos, localizado no bairro Santa Amélia, por danos morais coletivos, definindo a indenização em R$ 50 mil. O estabelecimento foi flagrado pela Agência Nacional de Petróleo, em setembro de 2014, comercializando combustível em quantidade menor do que a informada pela bomba, fazendo com que o consumidor pagasse um valor maior que o devido. A sentença está no Diário da Justiça Eletrônico de sexta-feira (29).
O valor será revertido ao Fundo Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor. Para o juiz Eric Baracho, que atua em substituição na 16ª Vara, a conduta resulta em danos não só para que quem abasteceu o veículo, pois "há uma ofensa a toda a coletividade que, confiando na lisura da empresa e na suposta boa fé para com o consumidor, foi irremediavelmente lesado".
"A empresa ré cometeu ato ilegal e, embora o auto de infração não seja capaz de quantificar resultados exatos quanto a este ponto, é facilmente conclusivo que houve um lucro excessivo ilegal por parte da empresa através do abuso da boa fé dos consumidores", diz o magistrado na sentença.
O juiz explicou que a indenização tem a finalidade de punir a ré e compensar os danos causados. "Esse valor leva em consideração o tamanho da atividade e a repercussão potencial sobre um número extremamente elevado de consumidores prejudicados, além do proveito do fornecedor por meio da fraude".
O processo é uma Ação Civil Pública, impetrada pelo Ministério Público Estadual e o Procon Alagoas.
Veja também
Últimas notícias
Quaest: No DF, Flávio tem 50% das intenções de voto, e Lula, 40%
Willy Vaqueiro, cantor de Arapiraca, faz primeiro show em São Paulo no Centro de Tradições Nordestinas
Jovem é retirado de casa e é executado no Benedito Bentes, em Maceió
Nunes Marques marca reunião com campanhas de Flávio Bolsonaro e Lula
Ex-detento é encontrado morto às margens da AL-110 em São Sebastião
Flávio Bolsonaro diz que pretende abraçar o pai nos próximos dias após autorização de Moraes
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
