Casal reduz captação do Sistema Pratagy para facilitar tratamento da água
Rio Pratagy recebeu muitos sedimentos e lama levados pelas chuvas
A captação de água bruta do Rio Pratagy foi reduzida para dois terços do normal, na manhã dessa terça-feira (16), em virtude das chuvas dos últimos dias, que levaram muitos sedimentos e lama para o leito do manancial, aumentando a turbidez do líquido. Dessa forma, a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) pretende dar continuidade ao processo de tratamento e manter o abastecimento para as áreas que dependem do Sistema Pratagy, porém, com vazão reduzida.
A água bruta com o nível de turbidez mais elevado torna o processo de tratamento mais demorado, por isso, a vazão na estação de captação do rio foi reduzida de 3.600 para 2.400 metros cúbicos por hora. Ou seja, a água que vai chegar à Estação de Tratamento de Água (ETA) Josué Palmeira, mais conhecida como ETA Pratagy, no Benedito Bentes, será dois terços da quantidade normal. Assim, o processo de tratamento continuará ocorrendo.
Depois de tratado, esse líquido é enviado para os reservatórios e, deles, para a rede de distribuição, abastecendo cerca de 40% da área atendida pela Casal em Maceió. Por essa razão, a Companhia espera que não haja falta de água, mas haverá redução da pressão do líquido na rede para as seguintes regiões: Benedito Bentes, Jacintinho, Farol, Gruta de Lourdes, Poço, Jaraguá, Ponta da Terra, Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca, Mangabeiras e Cruz das Almas.
A Casal continua monitorando o nível de turbidez da água bruta no Rio Pratagy e, tão logo ele melhore, acionará a outra motobomba para que a vazão captada volte ao patamar normal de 3.600 metros cúbicos por hora. Enquanto isso, é importante que os moradores das áreas citadas evitem ainda mais qualquer desperdício e continuem usando a água com consciência.
Veja também
Últimas notícias
Homem invade casa da ex e fere três pessoas com garfadas no Benedito Bentes
Arquiteto alagoano morre aos 35 anos após descobrir câncer recentemente
Mulher pede socorro na estrada após ser ameaçada de morte com peixeira em Feira Grande
Rico Melquiades causa polêmica ao chamar Anitta de macombeira durante festa
Homem é preso após descumprir medida protetiva e tentar invadir casa da mãe em Arapiraca
Idoso de 67 anos é preso após ameaçar mulher com facão em AL
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
