Serviços

Casal reduz captação do Sistema Pratagy para facilitar tratamento da água

Rio Pratagy recebeu muitos sedimentos e lama levados pelas chuvas

Por Assessoria 16/06/2020 10h10
Casal reduz captação do Sistema Pratagy para facilitar tratamento da água
ETA Pratagy fica no Benedito Bentes e abastece 40% da área atendida pela Casal em Maceió - Foto: Assessoria

A captação de água bruta do Rio Pratagy foi reduzida para dois terços do normal, na manhã dessa terça-feira (16), em virtude das chuvas dos últimos dias, que levaram muitos sedimentos e lama para o leito do manancial, aumentando a turbidez do líquido. Dessa forma, a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) pretende dar continuidade ao processo de tratamento e manter o abastecimento para as áreas que dependem do Sistema Pratagy, porém, com vazão reduzida.

A água bruta com o nível de turbidez mais elevado torna o processo de tratamento mais demorado, por isso, a vazão na estação de captação do rio foi reduzida de 3.600 para 2.400 metros cúbicos por hora. Ou seja, a água que vai chegar à Estação de Tratamento de Água (ETA) Josué Palmeira, mais conhecida como ETA Pratagy, no Benedito Bentes, será dois terços da quantidade normal. Assim, o processo de tratamento continuará ocorrendo.

Depois de tratado, esse líquido é enviado para os reservatórios e, deles, para a rede de distribuição, abastecendo cerca de 40% da área atendida pela Casal em Maceió. Por essa razão, a Companhia espera que não haja falta de água, mas haverá redução da pressão do líquido na rede para as seguintes regiões: Benedito Bentes, Jacintinho, Farol, Gruta de Lourdes, Poço, Jaraguá, Ponta da Terra, Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca, Mangabeiras e Cruz das Almas.

A Casal continua monitorando o nível de turbidez da água bruta no Rio Pratagy e, tão logo ele melhore, acionará a outra motobomba para que a vazão captada volte ao patamar normal de 3.600 metros cúbicos por hora. Enquanto isso, é importante que os moradores das áreas citadas evitem ainda mais qualquer desperdício e continuem usando a água com consciência.