Alfredo Gaspar conhece trabalho do Centro Comunitário da LBV em Maceió
Visita ocorreu na manhã dessa quarta-feira (22)
O ex-procurador de Justiça de Alagoas e pré-candidato a prefeito do Maceió, Alfredo Gaspar, visitou, na manhã dessa quarta-feira (22), o Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade (LBV). Durante a visita, conheceu o espaço e os trabalhos que são desenvolvidos pela entidade, que assiste crianças, jovens, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade social, por meio de diversas atividades completamente gratuitas.
São 70 anos de trabalho em todo o Brasil e, em Alagoas, a instituição existe há 37 anos. Atualmente, atende em média 2 mil pessoas. Todos as famílias cadastrados recebem cestas básicas e verdes, além de material de higiene pessoal.
À frente da instituição filantrópica há três anos, Renata Lima, gestora administrava, contou que a LBV trabalha diariamente com desafios, atendendo a todos os públicos, de crianças a idosos, com oficinas de aprendizagem específicas para cada faixa etária. Com a pandemia do novo coronavírus, os serviços estão sendo realizados remotamente para aqueles que têm acesso à internet. Os que não dispõem do serviço on-line, recebem todos os materiais em casa ou na instituição, de forma presencial.
“Os alimentos estão sendo enviados como se estivessem aqui, mesmo durante a pandemia. Além da capital, também desenvolvemos esse trabalho nos municípios de Batalha, Arapiraca e Atalaia. Vivemos de doações e tudo que entra, repassamos”, conta, explicando que as famílias cadastradas contam com a continuidade dos atendimentos para sua sobrevivência.
Encantado com o trabalho da entidade, Alfredo Gaspar frisou que sempre simpatizou com a LBV, mas que nunca teve a oportunidade de conhecer o local. “Vendo essa luta, para mim, é a certeza que o Brasil pode dar certo. A gente vive num mundo de grande desigualdade, especialmente neste momento, com a pandemia, que agravou toda essa situação. É muito importante fortalecer essa corrente e fazer o bem”, afirma.
Gaspar também destacou a grandeza do trabalho realizado pela LBV, e de como é difícil liderar essa transformação social, feita por eles com muito amor. “O poder público é muito ausente nessas áreas e só há uma fórmula de superar isso: com parcerias. As políticas públicas não são pensadas para integração, elas apenas são impostas. Fiquei muito orgulhoso. Esse trabalho é muito importante”, afirmou Alfredo Gaspar.
Pedagogia do Afeto
Dentro da instituição, atividades culturais, musicais e lúdicas são desenvolvidas diariamente utilizando a pedagogia do afeto no resgate de importantes valores sociais como a família, a paz e a fraternidade.
Diariamente as crianças passam quatro horas na LBV e, além das diversas atividades, recebem café da manhã, almoço e lanche da tarde. As atividades são desenvolvidas de segunda a sexta-feira no horário inverso à escola.
Renata contou que a LBV sempre busca associar a razão dos direitos das crianças e a afetividade que existe em cada ser humano em suas relações sociais. “Formamos valores morais, espirituais e éticos. Não doutrinamos a nenhuma religião específica. Enquanto instituição ecumênica, respeitamos e temos um bom convívio por meio das diversas religiões”, conclui a gestora administrativa da instituição.
Veja também
Últimas notícias
Polícia Civil prende padrasto que estuprou e engravidou a própria enteada
Justiça concede progressão de pena e Babal Guimarães passa para o regime semiaberto
Queda em obra mata trabalhador de 58 anos em Rio Largo; suspeita é de choque
Estudos técnicos vão investigar rachaduras em casas na zona rural de Craíbas
Deputada Gabi Gonçalves realiza edição especial do Gabi Para Baixinhos no Vila Trampolim
Polícia Civil cumpre mandado de prisão por estupro e lesão corporal em Barra de Santo Antônio
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
