Renan Filho reforça importância da aprovação da PEC do novo Fundeb no Senado
Governador considerou fundamental a mobilização popular em torno da validação da proposta na Câmara dos Deputados e parabenizou a postura da bancada federal alagoana
O governador Renan Filho afirmou, nesta sexta-feira (24), durante entrevista às rádios CBN Maceió e Difusora de Alagoas, que espera que a proposta de emenda constitucional (PEC) do novo Fundeb - o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica -, seja, também, aprovada pelo Senado, após a validação em dois turnos na Câmara dos Deputados, ocorrida nesta semana.
Renan Filho considerou fundamental a mobilização popular em torno da aprovação da proposta e parabenizou a postura da bancada federal alagoana que, por unanimidade, votou favorável à PEC. Se aprovado o texto no Senado, também por maioria qualificada em dois turnos, o aporte de recursos da União aumentará dos atuais 10% para 12% já no próximo ano e, progressivamente, até 23% em 2026.
“É muito importante a renovação do Fundeb e a constitucionalização do Fundo, porque não havia a garantia da sua permanência em longo prazo. Todos os deputados federais de Alagoas votaram a favor e eu espero que o mesmo ocorra no Senado”, declarou o governador.
Por lei, o Fundeb expiraria no final deste ano. O Fundo financia cerca de dois terços de toda a educação básica do Brasil e sua ausência inviabilizaria a efetivação desta política pública de ensino, segundo especialistas. Na atualidade, 90% dos recursos são aportados por estados e municípios, numa partilha considerada injusta.
Renan Filho afirmou que o aumento do percentual de financiamento por parte do governo federal vai ajudar a equalizar o valor por aluno, sobretudo nos estados mais pobres da Federação. “Isso ajuda no equilíbrio das diferenças regionais, fortalece a possibilidade de os estados valorizarem os professores e demais profissionais da educação, de maneira que foi muito importante essa aprovação para o Brasil”, considerou Renan Filho.
Veja também
Últimas notícias
Mulher é encontrada morta a tiros em via pública no Jacintinho, em Maceió
Incêndio de grandes proporções destrói barracas em frente ao Mercado da Produção, em Maceió
Sine Alagoas anuncia 3.594 vagas de emprego na semana do Natal
Motociclista embriagado fica ferido após colidir com bicicleta em Arapiraca
Incêndio em vegetação é contido pelo Corpo de Bombeiros em Limoeiro de Anadia
Dino barra trecho de projeto de lei que libera emendas do orçamento secreto
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
