Pesquisa: 14% dos alagoanos consomem abusivamente bebidas alcoólicas
Costume foi apontado como fato decisivo nas mortes por Hepatite C no Estado
Na semana em que se comemorou o Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, o Ministério da Saúde apresentou dados relacionados costumes ligados à doença, como o consumo de bebidas alcoólicas. No Estado, 14% dos alagoanos assumiram que as consomem abusivamente.
No ano passado em Alagoas, seis pessoas tiveram hepatite A, 219 contraíram a tipo B e 168, o tipo C e uma tipo D.
As hepatites virais são uma infecções que atinge o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Na maioria das vezes são infecções silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas. Entretanto, quando presentes, podem se manifestar como: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
No Brasil, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C. Existem ainda, com menor frequência, o vírus da hepatite D (mais comum na região Norte do país) e o vírus da hepatite E, que é menos frequente no Brasil, sendo encontrado com maior facilidade na África e na Ásia.
As infecções causadas pelos vírus das hepatites B ou C frequentemente se tornam crônicas. Contudo, por nem sempre apresentarem sintomas, grande parte das pessoas desconhecem ter a infecção. Isso faz com que a doença possa evoluir por décadas sem o devido diagnóstico. O avanço da infecção compromete o fígado sendo causa de fibrose avançada ou de cirrose, que podem levar ao desenvolvimento de câncer e necessidade de transplante do órgão.
O impacto dessas infecções acarreta em aproximadamente 1,4 milhões de mortes anualmente no mundo, seja por infecção aguda, câncer hepático ou cirrose associada as hepatites. A taxa de mortalidade da hepatite C, por exemplo, pode ser comparada ao HIV e tuberculose.
Últimas notícias
Rede estadual tem 34 premiados na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas
Com olho roxo, Ivete recebe alta de hospital em Salvador e explica quadro de saúde
Cadela de 13 anos morre após ser atropelada no bairro São Jorge, em Maceió
Programa Saúde Até Você realiza mutirão de cirurgias em São Luís do Quitunde nesta sexta (27)
Boletos da Taxa de Bombeiros 2026 vencem nesta sexta-feira (27)
Motorista receberia R$ 5 mil para transportar milhões de cigarros contrabandeados para Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
