Estado se torna santuário ecológico para tubarões em extinção
Esse animal é mais comum em Alagoas do que se imagina

Imagens circuladas pela internet, da captura de um tubarão por pescadores no município de Marechal Deodoro, assustaram a população na semana passada. A verdade é que esse animal é mais comum em Alagoas do que se imagina. O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) acompanha a vida dessas espécies na nossa costa, com animais que podem chegar até 12 metros de comprimento.
“Nós temos várias espécies de tubarões, mas não há registro de incidentes, pelo menos nos últimos 25 anos. Isso significa que nós temos um ambiente costeiro em equilíbrio”, afirma Ricardo César, responsável pelo Gerenciamento Costeiro (Gerco) do IMA.
Os tubarões aparecem em Alagoas, com maior frequência, nas áreas de recifes de corais, sendo mais visto a espécie tubarão lixa, conhecida por não expressar grande agressividade.
Já o tubarão capturado em Marechal Deodoro é da espécie tubarão-cabeça-chata, uma das mais agressivas do mundo, responsável pela maioria dos ataques na costa de Pernambuco.
“Não podemos falar que Pernambuco tem mais tubarão que Alagoas, mas os incidentes com banhistas ocorrem com frequência por lá, devido a degradação ambiental”, afirma Cláudio Sampaio, professor da Universidade Federal de Alagoas e doutor especialista em tubarões.
“Todos os incidentes acontecem em zona urbana, de Recife à Boa Viagem, onde há pesca excessiva, poluição, degradação. Isso faz com que o ambiente seja pobre em alimento, então os tubarões que vão às praias buscam o que tá disponível”, detalha.
Tubarões são seres que estão ameaçados de extinção. A presença desses animais, sem incidentes com banhistas, é um bom indicativo de equilíbrio ambiental. No entanto, recomendamos que ao avistar um espécime, saia da água e mantenha distância.
Veja também
Últimas notícias

Homem é brutalmente agredido após um desentendimento no município de Dois Riachos

Jornalista Abidias Martins escreve livro sobre a pandemia da Covid-19 em AL

'Lua de Sangue': web se divide em quem conseguiu ou não assistir eclipse lunar no Brasil

Alagoas se destaca no combate à desnutrição infantil e tem o menor índice do Nordeste

Deputado Rafael Brito cobra prefeitura de Maceió por problemas na educação e pede revogação de portaria

Snoop Dogg compartilha vídeo de momentos marcantes do Carnaval carioca de 2025, e brasileiros vão à loucura
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
