Dois mil usuários precisam buscar exames no PAM Salgadinho
Dados se referem ao período de 1º de janeiro a 17 de julho

O Bloco L do PAM Salgadinho, localizado no bairro do Centro, é um dos locais onde que a população atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Maceió pode ter acesso a exames de imagem, como ecocardiograma, Raio-x, mamografia e ultrassonografia. Apenas nesta unidade, quase duas mil pessoas realizaram algum procedimento, mas não buscaram os resultados destes exames.
Os dados analisados pela coordenação do Bloco vão de 1º de janeiro a 17 de julho. Neste período foram feitos 6.702 raio-x, 874 mamografias, 1.789 tomografias, 4.863 eletrocardiogramas, 92 Monitorizações Ambulatoriais da Pressão Arterial (MAPAs), 683 ecocardiogramas e 3.432 ultrassonografias, totalizando 18.435 procedimentos.
Destes, 948 raio-x, 171 mamografias, 159 tomografias, 22 MAPAs, 135 ecocardiograma, 555 ultrassonografias, ou seja, 1990 usuários não buscaram o resultado de seus exames. Isto gera prejuízo para a SMS, com o desperdício de filmes, tintas e papéis, e para o usuário, que com a falta do resultado não tem o tratamento adequado orientado pelo profissional solicitante.
“Isso prejudica o paciente tanto pelo resultado sugestivo de alguma patologia, como pelo negativo sugerindo continuar investigando sobre sua doença”, explica o coordenador do Bloco, Anderson Cassimiro.
Todos os laudos de exames podem ser obtidos pelo www.laudosemcasa.com, mas apenas o eletrocardiograma pode ser emitido e levado ao médico solicitante, já que os procedimentos de imagens que requerem películas só podem ser retirados em uma unidade especializada.
“É importante a conscientização de cada um sobre sua responsabilidade enquanto paciente, pois na realidade a saúde que está em evidência é a dele. E, em seguida, o prejuízo econômico para o Município, como também o uso de um exame que vai fazer falta a outro usuário que está na lista de espera”, pontua o coordenador.
Últimas notícias

Gaspar é relator de pedido para suspender processo de golpe de Estado contra deputado bolsonarista

Paulão mantém esperanças na candidatura dos irmãos Barbosa pelo PT em 2026

População de Canafístula do Cipriano sofre com falta d’água em Girau do Ponciano

Bazar em apoio à aldeia Wassú Cocal reúne sabores e cultura; confira programação

Prefeito antecipa pagamento dos servidores em homenagem aos 150 anos de Maragogi

Prefeitura de Olho D’Água do Casado tem contas bloqueadas por dívidas antigas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
