Dois mil usuários precisam buscar exames no PAM Salgadinho
Dados se referem ao período de 1º de janeiro a 17 de julho
O Bloco L do PAM Salgadinho, localizado no bairro do Centro, é um dos locais onde que a população atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Maceió pode ter acesso a exames de imagem, como ecocardiograma, Raio-x, mamografia e ultrassonografia. Apenas nesta unidade, quase duas mil pessoas realizaram algum procedimento, mas não buscaram os resultados destes exames.
Os dados analisados pela coordenação do Bloco vão de 1º de janeiro a 17 de julho. Neste período foram feitos 6.702 raio-x, 874 mamografias, 1.789 tomografias, 4.863 eletrocardiogramas, 92 Monitorizações Ambulatoriais da Pressão Arterial (MAPAs), 683 ecocardiogramas e 3.432 ultrassonografias, totalizando 18.435 procedimentos.
Destes, 948 raio-x, 171 mamografias, 159 tomografias, 22 MAPAs, 135 ecocardiograma, 555 ultrassonografias, ou seja, 1990 usuários não buscaram o resultado de seus exames. Isto gera prejuízo para a SMS, com o desperdício de filmes, tintas e papéis, e para o usuário, que com a falta do resultado não tem o tratamento adequado orientado pelo profissional solicitante.
“Isso prejudica o paciente tanto pelo resultado sugestivo de alguma patologia, como pelo negativo sugerindo continuar investigando sobre sua doença”, explica o coordenador do Bloco, Anderson Cassimiro.
Todos os laudos de exames podem ser obtidos pelo www.laudosemcasa.com, mas apenas o eletrocardiograma pode ser emitido e levado ao médico solicitante, já que os procedimentos de imagens que requerem películas só podem ser retirados em uma unidade especializada.
“É importante a conscientização de cada um sobre sua responsabilidade enquanto paciente, pois na realidade a saúde que está em evidência é a dele. E, em seguida, o prejuízo econômico para o Município, como também o uso de um exame que vai fazer falta a outro usuário que está na lista de espera”, pontua o coordenador.
Últimas notícias
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Colisão entre carro e moto deixa homem ferido em Palmeira dos Índios
Edilza Alves amplia articulação por recursos e se reúne com secretário da Agricultura
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
