Mães devem ficar atentas à saúde das mamas durante a amamentação, alerta dermatologista
Aleitamento materno exige cuidados quanto à pega e posição do bebê para evitar infecções e fissuras nos seios das puérperas
Agosto é o mês dedicado ao incentivo à amamentação. A cor dourada foi escolhida porque o leite materno é considerado um alimento de qualidade ouro para bebês, devendo ser exclusivo até os seis meses de vida. Apesar de possuir inúmeros benefícios para a saúde da criança e da mulher, amamentar não é uma tarefa simples e requer persistência.
O processo pode acarretar desconforto e eventuais dores na mama, especialmente durante o puerpério. Dra. Roberta Guedes, dermatologista do Hapvida Maceió, explica que a técnica correta evita lesões de pele que acabam se tornando comuns nesta fase, como fissuras, infecções fúngicas e bacterianas.
"As fissuras geralmente decorrem da má adaptação quanto à pega e posição do bebê. As infecções podem ocorrer por conta da umidade ou uso prolongado de absorventes para os seios. Estrias também podem aparecem devido ao aumento da mama e o estiramento da pele com o rompimento das fibras elásticas e colágenas", afirma.
De acordo com a especialista, a posição mais comum e indicada para amamentar é a chamada "barriga com barriga" e, na pega, o bebê deve abocanhar a aréola da mãe, e não apenas o mamilo.
Pesquisa aponta que índices de aleitamento estão aumentando no Brasil
No início de agosto, o Ministério da Saúde divulgou uma pesquisa inédita informando que os índices de alimento materno estão crescendo no país. Segundo o estudo, 53% das crianças brasileiras são amamentadas durante o primeiro ano de vida.
Mas existe muito mais a ser conquistado e as dificuldades ainda persistem. Uma dúvida comum é sobre a limpeza e hidratação do mamilo da mamãe após o nascimento do bebê. "A higiene pode ser feita no banho com água corrente, mas a quantidade de sabão deve ser controlada porque o excesso pode remover a hidratação natural dessa região. Outra dica importante é deixar as mamas secarem ao ar livre após amamentar", destaca a médica.
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
