Papa diz que vacina da covid-19 não pode ser só para os mais ricos
O líder religioso disse que a vacina não pode ser apenas de alguns países
O Papa Francisco alertou hoje contra a possibilidade de a futura vacina para a covid-19 ser propriedade de apenas uma nação sem chegar a todos ou de ser dada prioridade aos mais ricos.
"Que triste seria se a vacina da Covid-19 desse prioridade aos mais ricos. Que triste seria se fosse propriedade de uma só nação e não de todos", defendeu o chefe da Igreja Católica durante a catequese que se realizou no Palácio do Vaticano por questões de segurança.
O Papa voltou a lembrar que a "pandemia mostrou a difícil situação dos pobres e a grande desigualdade que reina no mundo", e que "o vírus, ainda que não faça diferenciações entre as pessoas, encontrou no seu caminho devastador, grandes desigualdades e discriminação" que acabou por acentuar.
Por isso, continuou, tem de haver uma resposta "dupla" à pandemia, que passa por encontrar a cura para um vírus "pequeno, mas terrível" e por se cuidar "de um grande vírus que é a injustiça social, a desigualdade de oportunidades, a marginalização e a desproteção dos mais frágeis".
Sobre a reabertura das atividades comerciais, Francisco alertou que não deverá provocar "injustiças sociais nem a degradação do meio ambiente".
A pandemia, defendeu, deverá servir como uma oportunidade para construir "algo diferente", tal como "fazer crescer uma economia de desenvolvimento integral dos pobres e do bem-estar".
Francisco considerou ainda que seria "um escândalo" se toda a ajuda econômica que está sendo disponibilizada, essencialmente com dinheiros públicos, se focasse em resgatar indústrias que não contribuem para a inclusão dos excluídos nem para a promoção dos mais pequenos.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
