Postos de combustíveis são fiscalizados em Alagoas durante operação integrada
IMA, Sefaz, ANP e Procon verificam empreendimentos com o intuito de combater irregularidades e garantir a segurança da população
Postos de combustíveis localizados na capital e no interior de Alagoas foram fiscalizados, esta semana, em uma ação conjunta desencadeada pelo Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL), Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-AL), Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor de Alagoas (Procon/AL).
O objetivo da Operação Stupumf é combater a sonegação fiscal e garantir a segurança de consumidores e comerciantes, além de verificar se todos os empreendimentos possuem licenças ambientais válidas e estão cumprindo com as obrigações determinadas.
No primeiro dia da ação integrada, segunda-feira (17), sete postos de combustíveis foram verificados em cidades do interior e em Maceió. Foi constatado que todos estes empreendimentos possuem licenciamento ambiental válido.
Porém, três postos foram autuados. Dois deles receberam a multa de R$ 1.348,00, cada um, por descumprimento de condicionantes, canaletas danificadas e piso com problemas estruturais. O último foi multado em R$ 13.485,00, por reforma e ampliação sem autorização ambiental.
Dando continuidade a operação na terça-feira (18), na capital alagoana, quatro postos de combustíveis foram fiscalizados. Também foi verificada a devida licença ambiental. No entanto, todos receberam autuação no valor 50 Unidade Padrão Fiscal do Estado de Alagoas (UPFAL), que equivale a 1.348,00 reais, por descumprirem condicionantes.
Com as ações realizadas durante a operação Stupumf, denominação atribuída pela Sefaz em homenagem ao "Pai do motor a álcool no Brasil", professor Urbano Ernesto Stumpf, comerciantes e consumidores ficam resguardados para realizarem suas atividades de modo legal e seguro.
A iniciativa contou com quatro equipes formadas por fiscais do Procon/AL e do IMA, assim como auditores da Sefaz e agentes da ANP. A Secretaria da Fazenda é a responsável pelos aspectos tributários e o IMA pelo cumprimento da legislação ambiental. Ao Procon, cabe a verificação da qualidade dos combustíveis (quantidade de água agregada ao mesmo, temperatura), a checagem de se o que é injetado pela bomba é, de fato, cobrado ao consumidor, o preço de venda desses produtos em relação aos valores adquiridos (checando se há alguma prática abusiva de preço) - e até em relação aos demais produtos comercializados, inclusive das conveniências, em relação aos prazos de validade.
A questão do abuso de preço dos combustíveis é uma das queixas mais frequentes feita pelos consumidores ao Procon/AL. “Quanto aos possíveis preços abusivos, solicitamos as três últimas notas fiscais para verificar o valor que o produto foi comprado e fazer a comparação de quanto ele está sendo vendido. Se constatado abusividade, encaminhamos para o Ministério Público para que sejam tomadas as devidas providências judiciais”, esclareceu Daniel Sampaio, diretor-presidente do Procon Alagoas.
“Quando fazemos esse tipo de operação é que sentimos a importância da parceria entre os órgãos públicos estaduais. Desde o início deste ano, o Procon/AL, através de seu diretor-presidente, Daniel Sampaio, buscou junto ao Secretário da Fazenda, George Santoro e do Superintendente da Receita Estadual, Francisco Suruagy, essa parceria, que de pronto foi concretizada com a minha disponibilização, para ser o elo de comunicação entre Procon e SEFAZ. Desde então foi iniciado esse trabalho, com ganho para ambas as partes”, afirmou Evandro Lôbo Filho, Auditor Fiscal da Sefaz
Veja também
Últimas notícias
Lula e Trump se cumprimentam durante evento social no G7
Davi Filho amplia vantagem em Maceió com bases do Pastor João Luiz
Seminfra e BRK Ambiental vistoriam obras de esgotamento sanitário no Litoral Norte de Maceió
Vídeo mostra acidente em que motociclista fugiu após deixar mulher ferida em Arapiraca
Mais de 150 estudantes da Uncisal podem ser afetados por ação que questiona regra de ingresso
[Vídeo] Ataque a tiros deixa homem morto com oito tiros e outro ferido em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
