Mês dedicado à valorização da vida reforça importância do cuidado com a saúde mental
Psiquiatra afirma que falar sobre o assunto é fundamental, além de ser sinal de apoio e acolhimento
Setembro é o mês dedicado à valorização da vida. A campanha tem como principal objetivo alertar sobre a importância do cuidado com a saúde mental em todas as idades. O amarelo é a cor escolhida para dar visibilidade à causa.
A pandemia do novo coronavírus e a incerteza de não saber o que vem pela frente tem causado transtornos psicológicos, como ansiedade e depressão. De acordo com pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), essas duas doenças já atingem 20 milhões de brasileiros.
Segundo com o psiquiatra do Hapvida Maceió, Dr. Francisco Machado, até certo ponto, é esperado sentir-se triste ou insatisfeito diante de tantas mudanças pelas quais o mundo está passando, mas é preciso ficar alerta se os sintomas começarem a ficar frequentes.
Mudanças bruscas de comportamento como passar rapidamente da extroversão ao isolamento merecem ser investigadas por um especialista. Outros sinais incluem queda no rendimento escolar, especialmente em crianças e adolescentes.
“É fundamental falar sobre esse assunto. Cuidar da saúde mental é tão importante quanto cuidar do corpo físico. Preocupar-se com o próprio bem-estar e o bem-estar do outro é sinônimo de apoio e acolhimento”, afirma o médico.
“A valorização da vida tem se tornado um assunto cada vez mais necessário e importante diante das circunstâncias atuais pelas quais as pessoas estão vivendo. O setembro amarelo é uma campanha fundamental porque desmistifica tabus e reforça a importância do autocuidado: sem julgamentos. Equilíbrio é a palavra-chave. Viver vale a pena”, finaliza o médico do Hapvida.
Veja também
Últimas notícias
Imagens de câmeras de segurança mostram acidente que matou adolescente no Trapiche
Renato Filho leva combate às bets para o Congresso Nacional
Galba Novaes visita Campestre e Colônia Leopoldina e relembra ações nos municípios
Flávio pede prisão de servidor do Planalto por caso Nossa Senhora Aparecida
'Se quiser ganhar dinheiro, ache um jeito honesto' diz Lula após proibir bet
Alagoas proíbe venda de bebidas alcoólicas no dia das eleições
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
