Alagoas tem a menor taxa de contágio de Covid-19 do país
Taxa de retransmissão (Rt) está em 0,61; é essencial manter cuidados básicos

O estado de Alagoas tem, hoje, a menor taxa de contágio de Covid-19 do Brasil, com índice de 0,61. Os dados, consolidados em 4 de setembro, estão disponíveis na ferramenta Covid-19 Analytics, mantida pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), e revelam a taxa de transmissão em cada uma das unidades da federação. Taxas menores que 1 indicam queda no ritmo de transmissão da doença – em Alagoas, ela está abaixo de 1 há mais de 30 dias.
De acordo com os pesquisadores responsáveis pelo desenvolvimento da plataforma, o Rt é uma métrica que representa para quantas pessoas, em média, um indivíduo infectado pode chegar a transmitir a doença.
Para entender como este número é positivo, no início de abril Alagoas chegou a registrar uma taxa de contágio de 3,93, ou seja, cada grupo de 100 pessoas infectadas contaminava cerca de outras 393 pessoas. Já a taxa atual significa que cada grupo de 100 pessoas infectadas em Alagoas transmite para outras 61 pessoas.
Após Alagoas, as unidades da federação com os menores índices são Sergipe, com um Rt de 0,69; Distrito Federal, com 0,77, e Bahia, com uma taxa de 0,79.
O governador Renan Filho atribui o fato às medidas tomadas pelo Governo do Estado antes mesmo de a pandemia começar a se disseminar. “Aqui em Alagoas, nós tomamos medidas preventivas exatamente no início da pandemia. Alguns estados brasileiros apostaram que a doença não chegaria até eles e demoraram a tomar tais medidas. Isso fez com que a taxa de contágio fosse superior por lá”, afirmou.
Além disso, ele recordou que em Alagoas o trabalho de enfrentamento à Covid-19 foi desenvolvido de forma colaborativa. Somaram-se aos esforços do Governo do Estado os municípios e os poderes Legislativo e Judiciário. “Os municípios tiveram papel importantíssimo no sentido de fortalecer as barreiras sanitárias das cidades e de dialogar com o cidadão, cuja colaboração individual, por meio do distanciamento social e do uso de máscara, tem sido fundamental para vencermos essa batalha contra o coronavírus”, acrescentou o governador.
Mesmo com a desaceleração da taxa de contágio no estado, a população deve manter os cuidados básicos, como a utilização de máscaras, higienizar as mãos com frequência e não realizar aglomerações, além de seguir as determinações do decreto estadual em vigor. As medidas são essenciais para que o contágio não volte a subir.
Veja também
Últimas notícias

Homem ameaça atear fogo na casa da namorada com ela dentro por não aceitar fim do namoro
Canil do 3° BPM aprende drogas durante abordagem a suspeitos no bairro Ouro Preto, em Arapiraca

Forte calor provoca temporal em Paulo Afonso, Sertão da Bahia

Crianças com deficiência seguem enfrentando obstáculos para acesso a tratamentos pelos planos de saúde

Pai de bebê sequestrada em Novo Lino lamenta desaparecimento da filha

Homens incendeiam ônibus no conjunto Carminha, no Benedito Bentes, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
