Mais de 94% dos municípios alagoanos confirmam crescimento da Educação Básica
Resultado coloca Alagoas em 2º lugar nacional no alcance de metas dos anos iniciais do ensino fundamental
Alagoas não só tem conseguido se erguer como também dar passos importantes na busca de uma Educação Pública de qualidade. Agora, os municípios alagoanos dão mais um grande passo e conquistam o 2º lugar nacional no alcance de metas dos anos iniciais do ensino fundamental na edição 2019 do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). O resultado foi divulgado na manhã desta terça-feira (15), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O estado confirma seu crescimento no ensino fundamental, com 94,1% de seus municípios atingindo a média estipulada pelo Ministério da Educação (MEC), na rede pública e ficando apenas atrás do Ceará, referência internacional neste quesito.
Após a instituição e fortalecimento do Regime de Colaboração entre Estado e municípios, por meio do Programa Escola 10, o primeiro grande salto foi de 2015 para 2017, quando Alagoas saiu de 10º para 3º lugar no ranking nacional no alcance de metas do IDEB pelos municípios alagoanos, com 83,3% atingindo as metas estipuladas para os anos iniciais, atrás de Ceará e Minas Gerais.
Para a secretária de Estado da Educação de Alagoas, Laura Souza, o destaque confirma o direcionamento certo dado pelo estado, com a importância e os investimentos no Regime de Colaboração entre Estado e municípios.
“Estamos muito felizes com os resultados promovidos por esta importante parceria, a partir do Escola 10. A porcentagem de municípios que atingiram as suas metas é um forte indicativo disso e, mais uma vez, o estado de Alagoas dá provas de que seu regime de colaboração é um dos mais consistentes do país. Neste quesito, ficamos atrás apenas do Ceará, que é um estado que já trabalha com Regime de Colaboração há mais de uma década”, destaca a secretária.
Uma parceria de sucesso - Resultados alcançados por meio e ações estratégica da colaboração entre o governo estadual e os 102 municípios, fortalecidas no apoio fundamental da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime –AL). Para o presidente da Undime-AL e dirigente municipal de educação de Dois Riachos, Rubens Araújo, o resultado ratifica o compromisso com a melhoria da qualidade da educação.
“Esse avanço histórico é resultado do regime de colaboração entre estado e municípios, por meio do Escola 10. Quero destacar e agradecer o papel dos dirigentes municipais de Educação e das equipes técnicas municipais, que não mediram esforços e trabalho para esse avanço nos nossos índices, mas, sobretudo, o papel dos professores, no chão da sala de aula, e o seu compromisso em mudar a história da educação de Alagoas; aos pais, aos estudantes, aos funcionários de escola pelo envolvimento e compromisso com a história da Educação Alagoana. O nosso reconhecimento ao Governo do Estado, por meio da Seduc, que colaborou nesse processo de mudança”, reconhece Rubens.
Investimentos e ações – Com um investimento calculado em mais de R$ 30 milhões pelo governo estadual, o programa Escola 10, tem como objetivo reduzir os índices de analfabetismo, evasão escolar e a distorção idade-série. Para isso, tem direcionado ações de suporte técnico em todas as escolas, fornecimento de material didático, implantação de articuladores de ensino, formações, entre outras.
Veja também
Últimas notícias
Pelo menos 55 corpos são levados por moradores para praça na Penha; mortes não constavam no balanço
Homem é preso armado com pistola no município de Delmiro Gouveia
Briga por herança termina em pancadaria entre irmãos e ameaça de morte em Arapiraca
Adolescente de 17 anos morre afogado em rio no município de Matriz de Camaragibe
Como transformar documentos em PDF pode organizar seu negócio e criar portfólios profissionais
Homem é preso por tentar esfaquear comerciante dentro de mercado público no Sertão de AL
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
