Estudantes da UFAL conquistam segundo lugar em competição de tecnologia
Concurso foi promovido pela multinacional Huawei que é líder em soluções de TIC

Os estudantes de Ciências de Computação da Ufal, Gabriel Barbosa, França Sales e Nelson Gomes Neto, conquistaram o segundo lugar na competição nacional em tecnologias cloud promovida pela empresa multinacional Huawei, fornecedora líder global de soluções em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).
Integrantes do Laboratório de Inovação Edge do Instituto de Computação (IC), os discentes passaram por uma série de provas e ao final, após o somatório do desempenho de cada um, ficaram na segunda colocação. A última etapa foi realizada nessa segunda-feira (14).
Eles receberam vouchers de isenção, no valor de US$200, para provas de certificação em cloud que a Huawei oferece e poderão realizar visitas às instalações da multinacional em São Paulo, México e China. Por causa da pandemia, as datas previstas para a visitação foram adiadas.
A Huawei ICT Competition Brazil 2019-2020 para estudantes reuniu 621 participantes, de 28 instituições de ensino superior, de 11 estados brasileiros. O primeiro lugar nacional ficou com o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e o terceiro colocado foi o Instituto Federal do Ceará (IFCE).
Parceria entre Ufal e Huawei
A Ufal, por meio do Laboratório Edge, realiza uma série de atividades de capacitação em parceria com a empresa estrangeira de TIC. O objetivo é capacitar a mão de obra local para estimular o empreendedorismo e o desenvolvimento técnico na área de redes de computadores até médio porte.“Por meio do seu trabalho de capacitação de alunos e profissionais, a Ufal hoje já é reconhecida como 'academia autorizada pela Huawei em Tecnologia da Informação e Redes [Huawei Authorized IT & Network Academy – Haina]. Temos uma parceria consolidada entre a Universidade e a empresa para promoção de cursos de capacitação em Inteligência Artificial, Big Data, 5G e Redes de Computadores”, destaca o docente do IC, Tiago Vieira, que também participou da coordenação da competição nacional.
Veja também
Últimas notícias

Hospital de Emergência promove sensibilização para reforço da vigilância epidemiológica
Cenipa investiga razões de pane em avião agrícola que fez pouso forçado na cidade de Pilar

Deputados aprovam título de cidadã honorária para primeira-dama de Maceió

Vereador pede isenção de IPTU para autistas, mas não apresenta estudo com impacto econômico

Projeto de Lei na Câmara de Maceió regulamenta uso de celulares em escolas

SMTT intensifica fiscalização no canteiro central da Rua Engenheiro Camilo Collier, em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
