Alergias e conjuntivites: chegada da primavera exige atenção especial com a saúde
Clínica geral reforça importância de manter a casa arejada
A primavera está quase chegando. O período mais florido do ano, que começa oficialmente nesta terça-feira (22), está geralmente associado ao aumento da umidade do ar, dias logos e noites mais curtas.
Mas nem tudo são flores, afinal, para muitas pessoas, a estação é sinônimo de alergias, conjuntivites e pele seca. Esses sintomas são comuns, mas podem ser tratados ou até mesmo prevenidos com dicas simples, segundo a clínica geral do Hapvida Maceió Morghana Ferreira.
CONJUNTIVITES
A primavera é o período onde saímos dos dias frios e cinzas e relembramos a beleza das estações quentes e coloridas. O aumento de temperatura vem acompanhado do crescimento da umidade do ar, facilitando, assim, a proliferação de ácaros, fungos e bactérias.
A médica explica que a mucosa ocular tende a ficar mais suscetível ao aparecimento de inflamações e infecções, em especial as conjuntivites. "Uma dica legal é evitar coçar os olhos e fazer uso de colírios neutros caso haja algum sinal de irritação. Também vale lavar a região com soro fisiológico antes de dormir", afirma.
RESSECAMENTO DA PELE
O ressecamento da pele acontece devido aos ventos frescos e constantes. Esse é um incômodo muito comum e que também causa perda da elasticidade, descamação, coceira e até fissuras ao redor do corpo.
"Use a abuse dos hidrantes corporais. O ideal é aplicá-los duas vezes ao dia: ao acordar e antes de dormir. Por toda a extensão do corpo. De preferência, opte pelos hidratantes neutros, para evitar o aparecimento de alergias", recomenda a profissional.
ALERGIAS
As alergias respiratórias, como rinites, sinusites e faringites, podem incomodar com frequência. Sintomas como tosse e nariz entupido são comuns. Dra. Morghana Ferreira destaca que é necessário reforçar a limpeza da casa e mantê-la sempre arejada.
O primeiro passo é abrir as janelas e deixar o sol entrar para eliminar os ácaros que insistem em aparecer na época mais florida do ano. É importante, também, usar sabão neutro para lavar roupas e lençóis.
"Se possível, elimine tapetes e carpetes da casa. Outra dica importante é guardar bichinhos de pelúcia envolvendo-os em um plástico transparente. Seguindo essas dicas, com certeza, a primavera poderá ser aproveitada com saúde e bem-estar", conclui a clínica geral.
Veja também
Últimas notícias
Japaratinga é destaque no Prêmio de Excelência em Gestão Previdenciária
TRE de Alagoas esclarece: não há recadastramento eleitoral obrigatório em Quebrangulo
Lula envia para o Congresso projetos que criam a Unind e UFEsporte
Maceió e Porto Calvo recebem Festival de Coros Vozes de Alagoas
Anvisa determina recolhimento de lotes de sabão líquido Ypê por contaminação
Aécio reassume presidência do PSDB com desafio para 2026 de garantir tempo de TV
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
