Morre a primeira pessoa a ser curada de HIV
Um transplante de medula óssea tinha erradicado o vírus do corpo do homem há mais de 10 anos

Timothy Ray Brown, a primeira pessoa conhecida por ter sido curada de HIV, morreu na Califórnia, nos Estados Unidos, vítima de câncer. Brown, de 54 anos, ficou conhecido como o “Paciente de Berlim” depois que o vírus foi erradicado do seu corpo em 2008, com um tipo único de transplante de medula óssea.
Acreditava-se que, com o transplante, ele havia se livrado do HIV e da leucemia. Porém, em setembro deste ano, o câncer voltou de maneira mais agressiva. Segundo sua família, ele estava recebendo os cuidados paliativos em casa.
A morte dele foi comunicada por seu parceiro, Tim Hoeffgen, nas redes sociais. “É com grande tristeza que anuncio que Timothy faleceu … esta tarde cercado por mim e amigos, após uma batalha de 5 meses contra a leucemia.”
Cura histórica
O caso do americano fez história na medicina e se tornou um símbolo de esperança para dezenas de milhões de pessoas que viviam com o vírus que causa a AIDS.
Brown foi diagnosticado com HIV enquanto estudava em Berlim em 1995. Uma década depois, ele foi diagnosticado com leucemia, um câncer que afeta o sangue e a medula óssea.
Para tratar a leucemia, seu médico da Universidade Livre de Berlim usou um transplante de células-tronco de um doador que tinha uma mutação genética rara que lhe deu resistência natural ao HIV, na esperança de eliminar ambas as doenças.
Em 2008, Brown foi declarado livre das duas doenças e foi inicialmente apelidado de “o paciente de Berlim” em uma conferência médica para preservar seu anonimato.
Dez anos depois, um segundo paciente passou pelo mesmo procedimento e também foi declarado curado de HIV. Ele foi apelidado de “Paciente de Londres”. Mais tarde, revelou sua identidade. Seu nome é Adam Castillejo, um venezuelano que vive em Londres há cerca de 20 anos.
Neste ano, um novo possível caso de cura de HIV foi noticiado. Loreen Willenberg, 66 anos, teria alcançado a “cura funcional”, que é quando o corpo luta e vence uma infecção naturalmente, sem tratamento.
Últimas notícias

Prefeito Leandro Silva cumpre promessa e leva calçamento ao povoado Olho D’Água

Skin Cycling: o que é, quais os benefícios para a pele e como fazer

Modelo termina casamento após noivo ler “votos nojentos” no altar

Instagram exclui perfis falsos de artistas que espalhavam fake news

IMA remunera agricultores e proprietários de reservas que preservam os biomas em Alagoas

Viralizou! Em vídeo, menina autista protege o irmão do barulho alto
Vídeos e noticias mais lidas

Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto

Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
![[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'](https://img.7segundos.com.br/1g5AYADh6QrLqZAU9kw_eQUL73A=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/4e3912fa-46af-4732-80fb-1b15525d39e8.jpg)
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'

Colégio Santa Cecília esclarece denúncia sobre telhado caindo na unidade em Arapiraca
