Maceió Rosa promove ações de saúde e conscientização em Guaxuma
Para evitar aglomerações, as atividades deste evento foram direcionadas a moradoras da região
“O cuidado é transformador”. Esse é o tema escolhido pela Prefeitura de Maceió para edição 2020 da Campanha Maceió Rosa, que, nesta quinta-feira (08), ofertou serviços de saúde e de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama na Associação de Cabos e Soldados, em Guaxuma.
Para evitar aglomerações, as atividades deste evento foram direcionadas a moradoras da região previamente selecionadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).
“A campanha precisou ser adaptada aos protocolos de atenção e cuidados estabelecidos em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Por essa razão fizemos um estudo dos locais que mais careciam de serviços de saúde e, em Guaxuma, selecionamos mulheres de instituições conveniadas à Semas e na faixa etária estabelecida pelo Ministério da Saúde para o atendimento. Elas foram divididas em grupos de 30 mulheres para evitar a concentração de pessoas no mesmo horário”, destacou Daniela Lamenha, coordenadora de Defesa da Mulher da Semas.
No local, equipes das secretarias municipais de Assistência Social (Semas), de Saúde (SMS) e de Turismo, Lazer e Juventude (Semelj) forneceram informações e disponibilizaram requisições para exames de mamografia. Entidade parceira do Maceió Rosa, o Centro Universitário Tiradentes (Unit) levou estudantes do curso de Enfermagem que ofertaram orientações sobre o câncer de mama, além de aferição de pressão e teste de glicemia. As atividades foram restritas a 120 pessoas, para não gerar aglomerações.
“A Unit abraçou a causa desde a primeira edição para cuidar do próximo. Também é muito importante mostrar para os nossos estudantes o que falamos em sala de aula. Quando o aluno participa do evento, ele entra em contato com a realidade e vai entender como lidar com as alterações que surgem”, disse a professora Márcia Cavalcante.
Edneuza Carvalho de Lima foi uma das mulheres atendidas na ação. “Os serviços ofertados são muito importantes para as pessoas carentes. Sabemos que estamos em tempo de muitas enfermidades, em uma pandemia, e é muito valioso poder fazer esses exames”, disse a dona de casa.
Durante o mês de outubro, a campanha, que acontece em parceira com a Casa Rosa e o Grupo de Mama Renascer, disponibilizará encaminhamentos para a realização de mamografia a mulheres da faixa etária dos 50 aos 69 anos, conforme preconiza o Ministério da Saúde. Também serão disponibilizados às participantes testes rápidos de glicemia, HIV/Aids, Hepatite B e C, e verificação de pressão.
Para quem deseja ajudar as instituições parceiras que fazem atendimento a pacientes com câncer de mama, a venda de camisas está disponível no Maceió Shopping, em Mangabeiras, e no Parque Shopping Maceió, em Cruz das Almas.
DIA D
O Dia D (23 de outubro) será marcado por ações no Centro de Maceió, com a oferta de encaminhamentos para a realização do exame de mamografia e testes rápidos. As Academias Maceió, no bairro da Jatiúca e no Feitosa, também receberão atividades, além de lives que serão realizadas com o tema da campanha.
Últimas notícias
Esquerda x direita: clima esquenta no DF em debate sobre mortes no RJ
Parlamentares defendem Caps II em ação judicial
SSP deflagra grande operação de combate à criminalidade na Rota do Milagres
Satuba abre concurso com 362 vagas e salários de até R$ 5,1 mil
Cresce a violência e Leonardo Dias compara Maceió ao Rio: “Risco real”
Grávida é alvo de tentativa de assalto no Vale Bentes I em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
