Moradoras do bairro da Levada participam de ação do Maceió Rosa
Atividade aconteceu no Instituto Junte- se a Nós
Mais uma ação da campanha Maceió Rosa, promovida pela Prefeitura de Maceió, conscientizou a população sobre a prevenção do câncer de mama e a importância do autoexame. Nesta quinta-feira(15), a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) levou diversos serviços para mulheres atendidas no Instituto Junte- se a Nós, no bairro da Levada.
Durante a ação, profissionais e estudantes da Universidade Tiradentes (Unit) alertaram e esclareceram dúvidas das mulheres sobre o câncer de mama e outros tipos de câncer, deram orientações de como fazer o autoexame e sobre a importância da nutrição no combate à doença.
As mulheres também puderam fazer o exame citolólgico, muito importante para o diagnóstico precoce e prevenção do câncer de colo do útero. Ainda na área de cuidados com a saúde, a Secretaria Municipal de Saúde(SMS) também realizou testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C.
Segundo o diretor financeiro do Instituto Junte- se a Nós, João Medeiros, a parceria com a Prefeitura de Maceió facilita o acesso aos serviços de saúde. “A nossa instituição atende 150 famílias, ofertando serviços na área de saúde, educação e serviço social. Hoje, as mulheres atendidas receberam orientações sobre o câncer de mama e como fazer o autoexame, que é muito importante para a prevenção”, disse.
A dona de casa Elisabete Batista foi atendida durante a ação. “Aproveitei para fazer todos exames. Fiquei muito feliz porque pude fazer a citologia. É muito importante cuidar da saúde, por isso não perdi a oportunidade”, afirmou.
Segundo a coordenadora de Defesa da Mulher da Semas, Daniela Lamenha, durante essas ações, o foco é orientar e alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. “Queremos aproveitar esse mês de campanha para incentivar as mulheres a fazer seus exames. Por isso estamos, também, fazendo encaminhamentos para mamografia, como também estamos ofertando o exame citológico” explicou.
No dia 27, a Semas levará a ação da campanha Maceió Rosa para mulheres atendidas no Centro de Referência Assistência Social (Cras) Pitanguinha. No dia 29, a ação acontecerá no Terminal Rodoviário do Benedito Bentes.
Últimas notícias
Quaest: No DF, Flávio tem 50% das intenções de voto, e Lula, 40%
Willy Vaqueiro, cantor de Arapiraca, faz primeiro show em São Paulo no Centro de Tradições Nordestinas
Jovem é retirado de casa e é executado no Benedito Bentes, em Maceió
Nunes Marques marca reunião com campanhas de Flávio Bolsonaro e Lula
Ex-detento é encontrado morto às margens da AL-110 em São Sebastião
Flávio Bolsonaro diz que pretende abraçar o pai nos próximos dias após autorização de Moraes
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
