Dia Rosa leva serviços de saúde ao Centro de Maceió nesta sexta-feira (23)
Atividades acontecem no Calçadão do Comércio

A Campanha Maceió Rosa, que este ano tem como tema “O cuidado é transformador”, realiza, nesta sexta-feira (23), o Dia D de combate ao câncer de mama. A ação ocorre no Calçadão do Comércio, das 8h às 13h, e conta com serviços de saúde oferecidos pela Prefeitura de Maceió e e parceiros.
No Dia D, equipes da Secretaria Municipal de Saúde irão disponibilizar encaminhamentos para a realização de mamografias a mulheres dos 50 aos 69 anos, faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde. Além disso, quem comparecer ao local também terá acesso à aferição de pressão arterial e ao teste de glicemia, bem como informações sobre os cuidados relacionados à importância do exame precoce na detecção do câncer de mama.
Segundo a assessora especial de Políticas Sociais da Prefeitura de Maceió, Marina Toledo, a Diagnose, prestadora de serviço, irá fazer a marcação dos encaminhamentos. “O público-alvo dentro da faixa etária não precisa ter nenhum exame preventivo para acesso à mamografia. A mulher que for já vai sair do Centro com o dia de realização do exame. Lembrando que o câncer de mama, se descoberto no início, tem 60% de chances de cura, o que torna imprescindível a realização da mamografia anualmente”, enfatizou.
Devido à pandemia de Covid-19, quem desejar participar das ações do Dia D deve estar atento ao uso obrigatório da máscara. Nesta edição, alguns serviços, como os testes rápidos (Sífilis, Hepatite e HIV), não serão ofertados para evitar aglomeração. No local, a Guarda Municipal vai ordenar distanciamento social entre as participantes da ação.
Como parte do esforço dos protocolos de atenção e cuidados contra o coronavírus, a Prefeitura de Maceió precisou adaptar a programação do Maceió Rosa 2020. A conscientização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama tem sido realizada especialmente nas unidades de saúde e por meio da internet.
Últimas notícias

Sesau discute fluxo de acesso a medicamento que evita infecções em recém-nascidos

Mulher é vítima de ameaças por parte do ex-companheiro em Olho d’Água do Casado

Entregadores por aplicativo protestam na Avenida Fernandes Lima, em Maceió

Paraguai investiga ataque hacker do Brasil, que culpa gestão Bolsonaro

Protagonismo das vereadoras na Câmara de Maceió fortalece a defesa pelos direitos das mulheres

Compras em sites internacionais ficam mais caras, a partir desta terça (1º), em AL
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
