Renan Filho e Alexandre Ayres lançam Programa Estadual de Reconstrução da Mama
Iniciativa quer zerar demanda destes procedimentos em Alagoas
O governador Renan Filho e o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, lançaram o Programa Estadual de Reconstrução da Mama nesta sexta-feira (23), dando sequência as atividades da campanha outubro rosa. A iniciativa tem o objetivo de zerar a demanda de reconstrução mamária até outubro de 2021.
O lançamento ocorreu no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso e contou com a presença da deputada federal Tereza Nelma (PSDB), que ajudou angariar recursos da União para o programa; também contou com deputada estadual Fátima Canuto (PRTB).
“Retirar o câncer e se curar é importante, mas a reconstrução mamária é também fundamental para autoestima de mulher. Alagoas tinha uma baixa capacidade de fazer a reconstrução mamária, apenas o Hospital Universitário (HU) fazia entre 4 e 5 por ano. Agora, temos uma fila de 200 mulheres e nós vamos zerá-la até outubro do próximo ano”, disse Renan Filho.
Alexandre Ayres explicou que o programa também vai autuar na prevenção ao câncer de mama. “Vamos trabalhar desde a prevenção a reconstrução, ampliando a faixa etária para o alcance de mais mulheres com possibilidade de desenvolver a doença. A partir de agora, vamos acompanhar 100% das mulheres acima de 35 anos, que tenham possíveis indícios; fazendo não só mamografia, mas o Estado também custear biopsia”, explicou Ayres.
Últimas notícias
Capacitação em primeiros socorros reúne profissionais das creches de Japaratinga
São Sebastião é destaque no “Desfile Fios e Tecidos” que valorizou o artesanato alagoano
Colisão entre carretas deixa mortos e provoca incêndio em Joaquim Gomes
Homem fica gravemente ferido após ter olho atingido por barra de ferro em Coruripe
Leonardo Dias aprova Título de Cidadão Honorário de Maceió a Flávio Bolsonaro
Entre a escola e o cinema: a história da servidora da Seduc que chegou ao Oscar
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
