‘Casa do Sururu’ é proposta de JHC para marisqueiras
Espaço é destinado ao beneficiamento do molusco e garantia da segurança alimentar
O famoso caldinho de Sururu é um prato apreciado por maceioenses e turistas. O molusco não é usado só na gastronomia, a casca vira adubo e artesanato, a cadeia produtiva gera renda e movimenta a economia. JHC vai construir a “Casa do Sururu” em Maceió, um espaço destinado ao beneficiamento do molusco, garantindo a segurança alimentar de quem consome os produtos processados.
“A região da lagoa tem que ser um polo gerador de emprego e renda, vamos estimular a criação das cooperativas, supervisionar, para evitar atravessadores e outros contratempos que as pessoas têm. É preciso transformar em um polo gastronômico e um polo turístico. A gente conhece os problemas e vamos ter a força e coragem para fazer a transformação que Maceió precisa”, explica JHC.
A “Casa do Sururu” é um equipamento no qual os benefícios não ficarão restritos à região do entorno da lagoa. A estrutura é base para uma política de incentivo ao empreendedorismo e profissionalização da comunidade. Além disso, vai haver a promoção de técnicas de cooperativismo e associativismo, pensando ainda na eliminação de se atravessadores e na reutilização dos resíduos (cascas).
“São oito anos de completo abandono, de uma gestão amadora, de uma gestão incompetente. Como você pega um potencial enorme, nós temos uma iguaria, que é o Sururu, e faz isso. Então a gente não pode naturalizar a situação, através de planejamento e organização é possível valorizar as pessoas que integram a cadeia do molusco, sejam marisqueiras, catadores, todos os envolvidos no processo”, finaliza JHC.
JHC propõe ainda a conclusão o “De Frente pra Lagoa”, que ficou abandonado por muitos anos pela atual gestão. Ele pretende requalificar o projeto para integrar não apenas soluções de infraestrutura, mas econômicas, sociais, culturais e de saúde, focando em modificar os bairros contemplados de forma definitiva, levando bem-estar e dignidade para a população.
Veja também
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
