Mato Grosso será o único estado a escolher um senador
Vaga foi aberta com cassação da senadora Selma Arruda

Os eleitores de Mato Grosso serão os únicos do país que não vão escolher apenas prefeitos e vereadores nas eleições de 15 de novembro. O estado também terá eleição para o Senado. A vaga foi deixada pela ex-senadora Selma Arruda, que teve o mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pelos crimes de caixa dois e abuso de poder econômico na campanha de 2018.
Em abril deste ano, a Comissão Diretora do Senado declarou a perda de mandato da senadora. Por decisão da Justiça Eleitoral, inicialmente a eleição para a vaga ocorreria em abril, mas foi adiada por causa da pandemia novo coronavírus (covid-19) e remarcada para coincidir com o pleito municipal.
Na disputa pelo Senado, 11 candidatos foram oficializados pelo TSE, entre eles o atual ocupante interino da vaga, o senador Carlos Fávaro (PSD), que nas eleições de 2018 foi o terceiro mais votado. À época da cassação de Selma Arruda o primeiro suplente e segundo suplente à vaga, respectivamente, Gilberto Possamai e Clerie Fabiana Mendes, não puderam assumir a cadeira no Senado porque também foram cassados. Possamai ficará inelegível por oito anos, assim como Selma Arruda.
O mandato do eleito em 15 de novembro irá até 2026.
Últimas notícias

Secretário da Saúde garante R$ 10 milhões mensais de recursos para AL após agenda em Brasília

Denúncia anônima leva polícia a apreender espingarda artesanal na Vila Brejal

PL enfrenta problemas para formar chapa de deputados estaduais em 2026
![[Vídeo] Deputada Cibele Moura repudia agressão contra professora em Pão de Açúcar](https://img.7segundos.com.br/mSfIGGYmhLJhHkcB_YoBwbEn2JU=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-07-11-at-162212.jpeg)
[Vídeo] Deputada Cibele Moura repudia agressão contra professora em Pão de Açúcar

PC segue em diligências para localizar autor de feminicídio em Teotônio Vilela

Governo do Estado apresenta as potencialidades do aeroporto de Maragogi ao grupo Vinci Airports
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
