Acidentes

Número de incêndios em vegetação aumenta mais de 50% em Alagoas

Ação humana ainda é maior causa das ocorrências

Por 7Segundos 04/11/2020 12h12
Número de incêndios em vegetação aumenta mais de 50% em Alagoas
Incêndio assustou moradores de conjuntos residenciais no bairro do Poço - Foto: Reprodução

O incêndio, que ocorreu em uma vegetação no bairro do Poço e assustou moradores da região na segunda-feira (02), não é um caso isolado. Alagoas registrou um aumento significativo nesse tipo ocorrência nos últimos meses.

Dados fornecidos pelo Corpo de Bombeiros de Alagoas (CBMAL) ao 7Segundos mostraram que houve um aumento de 58% no número de incêndios em vegetação em relação ao mesmo período do ano passado.

Do dia primeiro de janeiro até o dia 2 de novembro, o CBMAL contabilizou 507 ocorrências, sendo sete delas registradas apenas na segunda-feira. De acordo com os números, no mesmo período do ano passado, foram 319 registros.

Ao todo, ocorreram 788 incêndios em vegetações no passado em Alagoas. Porém, a tenente do CBMAL, Sofya Barros, aponta que, se permanecer nesse ritmo, o ano de 2020 deve ultrapassar logo esse número.

“Pode ser explicado pelo tempo seco, fortes ventos e uma quantidade menor de chuvas, mas principalmente pelo comportamento das pessoas. Pessoas ateando fogo em lixo”, explicou a tenente.

Sofya Barros informou é que possível denunciar em caso de suspeita de crime ambiental, basta ligar para o Disque Denúncia 181, para Polícia Militar, através do 190, ou até acionar o próprio IBAMA.

Caso as chamas fujam de controle, é essencial ligar para o Corpo de Bombeiros de Alagoas (CBMAL) e se afastar do local. A tenente Sofya Barros afirma que em áreas urbanas também importante evacuar residências próximas.

“A quantidade de fumaça pode afetar a saúde das pessoas, danificar fiações, entre outros transtornos”, informou.