Fique atenta: 1ª fase do Ame-se atende mulheres encaminhadas pelas ONGs
Segunda etapa, prevista para 2021, contemplará pacientes encaminhadas pelas secretarias municipais de saúde
O programa Estadual de Reconstrução Mamária, o Ame-se, criado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), continua garantindo os atendimentos às mulheres mastectomizadas, numa preparação para os procedimentos cirúrgicos. Mais de 40 atendimentos já foram realizados desde que o programa foi lançado, em 23 de outubro.
No entanto, a mastologista do Hospital Metropolitano de Alagoas, médica Lígia Teixeira, ressalta que, nesta primeira etapa do programa, priorizam-se atendimentos de mulheres que estavam numa lista de espera e que estão sendo assistidas e acompanhadas pelas Organizações Não Governamentais (ONGs) Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), da Casa Rosa e do Grupo Renascer.
“É muito importante lembrar que esta primeira fase do programa Ame-se consiste no atendimento de mulheres que já estavam numa fila de espera para realização de reconstrução mamária tardia. Estas pacientes foram selecionadas pelas ONGs que prestam assistência a mulheres que já tiveram o câncer de mama”, explica a mastologista.
A segunda etapa do programa Ame-se já consta no planejamento da Secretaria de Estado da Saúde para 2021. Serão direcionadas para reconstrução da mama as pacientes encaminhadas pelas Secretarias Municipais de Saúde, por meio do sistema de regulação do Estado.
“Estas mulheres serão atendidas na segunda fase, após encaminhamento das Secretarias Municipais de Saúde, conforme contato com o Sistema de Regulação do Estado”, reforça a mastologista do Hospital Metropolitano de Alagoas.
Fluxo – A programação da Sesau para o desenvolvimento do programa Ame-se no Hospital Metropolitano de Alagoas condiciona as mulheres a passarem pelos procedimentos de triagem, consultas com mastologista, cardiologista, aconselhamento, consulta com cirurgião plástico e anestesista e encaminhamento para a realização de exames.
Últimas notícias
EUA: Senado nega proposta para limitar poder de Trump em guerra no Irã
Polícia quer quebrar sigilo telefônico de réus por estupro coletivo
Arapiraca inicia programação do mês da mulher com ação de valorização na Praça Marques da Silva
Justiça mantém prisão de Vorcaro e cunhado em audiência de custódia
Caio Bebeto aciona MP após reclamação de aluno sobre acessibilidade em universidade
Incêndio atinge residência localizada no bairro Itapoã, em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
