Após disputa acirrada, Alfredo Gaspar enfrenta JHC no 2º turno em Maceió
Apuração de todas as urnas terminou na manhã desta segunda-feira (16)
Com 100% das urnas apuradas, na manhã desta segunda-feira (16), o ex-procurador geral de Justiça de Alagoas, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto (MSD) foi para o segundo turno das eleições em Maceió, com 28,87%, contra o candidato JHC (PSB), que teve 28,56% do eleitorado.
Em terceiro lugar ficou Davi Filho (Progressistas) com 25,51%, seguido de Josan Leite (Patriota) com 6,27%; Valéria Correia (Psol) com 3,55%; Cícero Almeida (DC) com 2,59%; Ricardo Barbosa (PT) com 2,33%; Lenilda Luna (UP) com 1,28%; Cícero Filho (PC do B) com 0,90% e Corintho Campelo (PMN) com 0,13%.
Perfil dos candidatos
João Henrique Holanda Caldas, o JHC, tem 33 anos, é advogado, especialista em direito digital e compliance, mestrando em gestão pública e empreendedor. Foi eleito em 2014 como o deputado federal mais votado de Alagoas. Nas eleições gerais de 2018, foi candidato à reeleição, sendo o deputado federal mais bem votado do Brasil, proporcionalmente.
JHC é vice-presidente do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados e presidente da Frente Parlamentar Mista de Economia e Cidadania Digital. É filho dos também políticos João Caldas da Silva e Eudócia Maria Holanda de Araújo Caldas. Ingressou na Assembleia Legislativa de Alagoas com 23 anos, pelo PTN, onde atuou como deputado estadual de 2011 a 2014.
Alfredo Gaspar de Mendonça Neto tem 50 anos, é formado em direito e pós-graduado em direito público. Foi promotor de Justiça por mais de 20 anos, iniciando a carreira na Promotoria de Justiça de Maravilha. Passou por várias promotorias especializadas da capital e nos gabinetes da Procuradoria Geral de Justiça e da Corregedoria Geral.
Ocupou o cargo de Procurador-geral de Justiça por dois biênios, 2017-2018 e 2019-2020.
Gaspar também foi secretário estadual da Segurança Pública no primeiro mandato do governador Renan Filho, mas deixou o cargo depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) proibiu membros do Ministério Público de exercerem cargos fora da instituição.
Últimas notícias
Especialista dá dicas de como vender mais serviços de clínica de recuperação com estratégias eficazes
Alfredo Gaspar celebra Marco Legal contra o Crime Organizado
Inep antecipa divulgação e gabarito do Enem sai na quarta (19)
Após aprovação na Câmara, Fabio Costa afirma que PL Anticrime marca avanço contra a impunidade
Teca Nelma cobra esclarecimentos sobre impacto da liquidação do Banco Master na aposentadoria dos servidores
Empresa é condenada a indenizar ex-funcionária por proibir uso de tranças afro em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
