Após disputa acirrada, Alfredo Gaspar enfrenta JHC no 2º turno em Maceió
Apuração de todas as urnas terminou na manhã desta segunda-feira (16)

Com 100% das urnas apuradas, na manhã desta segunda-feira (16), o ex-procurador geral de Justiça de Alagoas, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto (MSD) foi para o segundo turno das eleições em Maceió, com 28,87%, contra o candidato JHC (PSB), que teve 28,56% do eleitorado.
Em terceiro lugar ficou Davi Filho (Progressistas) com 25,51%, seguido de Josan Leite (Patriota) com 6,27%; Valéria Correia (Psol) com 3,55%; Cícero Almeida (DC) com 2,59%; Ricardo Barbosa (PT) com 2,33%; Lenilda Luna (UP) com 1,28%; Cícero Filho (PC do B) com 0,90% e Corintho Campelo (PMN) com 0,13%.
Perfil dos candidatos
João Henrique Holanda Caldas, o JHC, tem 33 anos, é advogado, especialista em direito digital e compliance, mestrando em gestão pública e empreendedor. Foi eleito em 2014 como o deputado federal mais votado de Alagoas. Nas eleições gerais de 2018, foi candidato à reeleição, sendo o deputado federal mais bem votado do Brasil, proporcionalmente.
JHC é vice-presidente do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados e presidente da Frente Parlamentar Mista de Economia e Cidadania Digital. É filho dos também políticos João Caldas da Silva e Eudócia Maria Holanda de Araújo Caldas. Ingressou na Assembleia Legislativa de Alagoas com 23 anos, pelo PTN, onde atuou como deputado estadual de 2011 a 2014.
Alfredo Gaspar de Mendonça Neto tem 50 anos, é formado em direito e pós-graduado em direito público. Foi promotor de Justiça por mais de 20 anos, iniciando a carreira na Promotoria de Justiça de Maravilha. Passou por várias promotorias especializadas da capital e nos gabinetes da Procuradoria Geral de Justiça e da Corregedoria Geral.
Ocupou o cargo de Procurador-geral de Justiça por dois biênios, 2017-2018 e 2019-2020.
Gaspar também foi secretário estadual da Segurança Pública no primeiro mandato do governador Renan Filho, mas deixou o cargo depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) proibiu membros do Ministério Público de exercerem cargos fora da instituição.
Últimas notícias

Após Justiça mandar vítima voltar ao apartamento de João Neto, advogadas batem boca na porta de prédio

Detran oferta mensalmente mais de 3 mil vagas de exames práticos em 14 municípios do interior

Semana do Bioma Caatinga 2025 promove ações de preservação e educação ambiental no Sertão
Polícia realiza novas buscas por adolescente de 15 anos desaparecida em Maceió

Gaspar é relator de pedido para suspender processo de golpe de Estado contra deputado bolsonarista

Paulão mantém esperanças na candidatura dos irmãos Barbosa pelo PT em 2026
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
