No dia da Consciência Negra, JHC diz que ‘Se Zumbi vivesse hoje, provavelmente a luta dele seria numa grota’
O candidato promove a criação de Núcleos de Promoção da Igualdade Racial durante seu mandato
Em Maceió, brancos recebem 47% a mais que negros por mês de trabalho, mas a desigualdade econômica é só uma parcela do abismo que divide os grupos sociais. No dia da Consciência Negra, JHC encontrou grupo de capoeiristas e conversou sobre políticas de igualdade racial. Ele vai criar os Núcleos de Promoção da Igualdade Racial, destinados a acolher demandas sociais, culturais, educacionais e raciais da população negra.
“Hoje é dia da consciência negra, dia de Zumbi dos Palmares, ele é o maior símbolo da resistência as injustiças e ao preconceito racial de Alagoas e do Brasil. Se Zumbi vivesse hoje, provavelmente a luta dele seria num lugar como esse aqui, numa grota. Quem mora aqui sabe bem o que é resistência, aqui a saúde quase não chega, creche sequer existe e saneamento básico é um sonho distante”, afirmou JHC.
Outras propostas do candidato do PSB são a criação do Núcleo de Referência e Valorização da Cultura Afro-Alagoana e o fomento de uma política de fortalecimento de manifestações culturais de grupos afro. As principais manifestações culturais e a identidade do município têm na herança afro-maceioense e afro-alagoana um conteúdo étnico, indenitário e cultural de extrema relevância e valor simbólico.
“Entre os 10% mais pobres da população de Maceió, 86% são pretos ou pardos. 95,4% das mulheres negras residentes em Maceió têm pré-natal insuficiente, sendo a maior taxa entre as capitais brasileiras. Não podemos aceitar esses indicadores, vamos fazer a mudança que a capital precisa, pensando numa política inclusiva, capaz de reduzir desigualdades”, explicou JHC.
JHC sempre se comprometeu com iniciativas capazes de ampliar a igualdade racial. Enquanto deputado federal, enviou recursos para o “Vamos Subir a Serra”, um evento para mostrar a cultura, as tradições e os costumes da população negra. Ele firmou o compromisso há três anos e, até 2020, seu mandato contribuiu com R$ 700 mil em emendas parlamentares. É o único parlamentar que deu apoio financeiro.
Veja também
Últimas notícias
Sesau garante aos pais de crianças atípicas a continuação do Serviço de Equoterapia
São Sebastião realiza 1º Fórum do Selo Unicef e reforça políticas para a juventude
Por unanimidade, STF mantém decisão sobre perda do mandato de Zambelli
Formação original do Barão Vermelho se reúne para a turnê em 2026
Hapvida é condenado a pagar indenização após negar cirurgia à paciente com risco de morte
Celular Seguro passa a bloquear também aparelhos sem o app instalado
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
