No dia da Consciência Negra, JHC diz que ‘Se Zumbi vivesse hoje, provavelmente a luta dele seria numa grota’
O candidato promove a criação de Núcleos de Promoção da Igualdade Racial durante seu mandato

Em Maceió, brancos recebem 47% a mais que negros por mês de trabalho, mas a desigualdade econômica é só uma parcela do abismo que divide os grupos sociais. No dia da Consciência Negra, JHC encontrou grupo de capoeiristas e conversou sobre políticas de igualdade racial. Ele vai criar os Núcleos de Promoção da Igualdade Racial, destinados a acolher demandas sociais, culturais, educacionais e raciais da população negra.
“Hoje é dia da consciência negra, dia de Zumbi dos Palmares, ele é o maior símbolo da resistência as injustiças e ao preconceito racial de Alagoas e do Brasil. Se Zumbi vivesse hoje, provavelmente a luta dele seria num lugar como esse aqui, numa grota. Quem mora aqui sabe bem o que é resistência, aqui a saúde quase não chega, creche sequer existe e saneamento básico é um sonho distante”, afirmou JHC.
Outras propostas do candidato do PSB são a criação do Núcleo de Referência e Valorização da Cultura Afro-Alagoana e o fomento de uma política de fortalecimento de manifestações culturais de grupos afro. As principais manifestações culturais e a identidade do município têm na herança afro-maceioense e afro-alagoana um conteúdo étnico, indenitário e cultural de extrema relevância e valor simbólico.
“Entre os 10% mais pobres da população de Maceió, 86% são pretos ou pardos. 95,4% das mulheres negras residentes em Maceió têm pré-natal insuficiente, sendo a maior taxa entre as capitais brasileiras. Não podemos aceitar esses indicadores, vamos fazer a mudança que a capital precisa, pensando numa política inclusiva, capaz de reduzir desigualdades”, explicou JHC.
JHC sempre se comprometeu com iniciativas capazes de ampliar a igualdade racial. Enquanto deputado federal, enviou recursos para o “Vamos Subir a Serra”, um evento para mostrar a cultura, as tradições e os costumes da população negra. Ele firmou o compromisso há três anos e, até 2020, seu mandato contribuiu com R$ 700 mil em emendas parlamentares. É o único parlamentar que deu apoio financeiro.
Veja também
Últimas notícias

Após resultado, Neto Bomfim comemora vitória com apoiadores na sede da UVEAL em Maceió

Homem é morto a tiros enquanto atendia cliente em barbearia em São Miguel dos Campos

Helicóptero cai durante buscas por jovem desaparecida em Pernambuco

Alexandre de Moraes autoriza prisão domiciliar para mulher que pichou estátua da Justiça no 8 de janeiro

Performance apresentada no Drag Dinner Alagoas passa de um milhão de visualizações nas redes sociais

Presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos é eleito diretor regional do Nordeste
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
