Após eleições, disputa para comandar a AMA é o novo alvo de prefeitos
Eleição deverá ocorrer até o final do mês de janeiro de 2021

Mal terminou o período eleitoral e já se inicia uma nova disputa nos bastidores entre os vitoriosos do último pleito. A presidência da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) é o alvo dos principais grupos que disputam o poder político do Estado.
A presidência pode vir de uma indicação do governador Renan Filho, já que a maioria dos prefeitos eleitos são do MDB. Por outro lado, o deputado federal Arthur Lira também se articula de olho na presidência da AMA, pois o seu partido, o Progressistas, foi o segundo que elegeu maior número de gestores nas eleições municipais deste ano.
Os ex-presidentes, Marcelo Lima (MDB), de Quebrangulo, e Hugo Wanderley (MDB), de Cacimbinhas, largam na frente por terem a simpatia e maior aproximação com o governador. Já pelo Progressistas, o prefeito eleito de Coruripe, Marcelo Beltrão, também pode ser um forte candidato. Ele já presidiu a instituição por duas vezes, quando administrava o município de Feliz Deserto.
Nos bastidores, comenta-se que Marcelo Beltrão teria interesse na presidência da AMA como uma maneira de se consolidar como novo líder político da região Sul de Alagoas. Ele foi eleito com quase quatro mil votos de vantagem diante do seu primo e principal adversário político, Maykon Beltrão (MDB). Através da assessoria, Marcelo negou interesse em voltar a presidir a instituição.
A atual presidente da AMA, Pauline Pereira (MDB), compartilhou sua gestão com Hugo Wanderley. Ela era a vice-presidente da chapa e assumiu após a renúncia de Wanderley, conforme acordado na composição da chapa.
O prefeito reeleito de Palmeira dos Índios também estaria desejando ser alçado ao cargo de presidente da AMA, visando o fortalecimento do seu nome para uma eventual disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa Estadual (ALE). No entanto, a campanha eleitoral no município foi marcada por uma série de denúncias de corrupção e de assédio moral e sexual, e isso estaria sendo impedimento para composição de uma chapa por conta do desgaste diante de sua imagem na imprensa estadual.
Apesar de não pagar salário para os cargos de presidente e diretoria administrativa, a AMA possui um vultuoso orçamento, descontado mensalmente do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) dos 102 municípios filiados. Os valores são repassados de forma proporcional, de acordo com o porte do município. Ou seja, os valores repassados pela prefeitura de Maceió e Coité do Nóia, por exemplo, são diferentes.
Últimas notícias

Infectologista da Sesau alerta sobre como se proteger de doenças virais respiratórias

Lula reclama do preço do ovo e procura por ‘ladrão’: ‘Alguém está passando a mão’

Indústria de Alagoas pode reduzir captação de mananciais com reúso de efluentes

Paulo Dantas entrega pavimentação em Major Izidoro

Tia Júlia visita obras de reforma e ampliação do CRAS de Palmeira dos Índios
![[Vídeo] Cachorro que inalou fumaça de maconha é resgatado em Marechal Deodoro](https://img.7segundos.com.br/AisMKcz1Xi_jOPPV7EA_SLGehJ8=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/cachorro-que-inalou-fumaca-de-droga-soprada-pela-t-00808080-1b6289b7c20d363ad4626da988580e87-7.png)
[Vídeo] Cachorro que inalou fumaça de maconha é resgatado em Marechal Deodoro
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
