Política

Francisco Sales é o preferido para ser o líder do governo JHC na Câmara de Maceió

Vereador terá o desafio de garantir governabilidade para o prefeito eleito

Por Berg Morais 01/12/2020 15h03
Francisco Sales é o preferido para ser o líder do governo JHC na Câmara de Maceió
Vereador Francisco Sales deve ser o líder do governo JHC na Câmara - Foto: Reprodução/redes sociais

Além do processo de transição, a composição da bancada que dará sustentação à gestão do prefeito eleito de Maceió, JHC (PSB), na Câmara Municipal, também já está sendo tratada. O vereador Francisco Sales (PSB) deve ser escolhido como o líder do Governo no Legislativo.

Sexto mais votado nas eleições, com 6.482 votos, Sales é aliado antigo de JHC e pode ser designado para fazer a articulação política na Casa de Mário Guimarães na próxima Legislatura. Ele terá como uma das principais funções garantir a tramitação de matérias e os orçamentos do Poder Executivo.

Francisco Sales terá o desafio de garantir governabilidade para JHC, já que a maioria dos vereadores eleitos apoiaram o candidato adversário, Alfredo Gaspar (MDB). Luciano Marinho, Chico Filho, Fernando Hollanda, Galba Novaes, Olívia Tenório, Kelmann, Aldo Loureiro, Marcelo Palmeira, Oliveira Lima, Zé Márcio Filho, Brivaldo Marques, Eduardo Canuto, Teca Nelma, Olivia Tenório, Silvania Barbosa, Cal Moreira, Joãozinho e Samyr Malta.

Além de Sales, os que estiveram ao lado de JHC foram apenas três: Gaby Ronalsa, Siderlane Mendonça e Fábio Costa. Já na lista dos neutros estão Davi Davino, Leonardo Dias, João Catunda e Dr. Valmir.

Francisco Sales é um dos principais opositores do atual prefeito de Maceió, Rui Palmeira (sem partido) e crítico ferrenho do governo Renan Filho (MDB). Ele chegou a ter destaque nas redes sociais pelas constantes denúncias contra prefeitura e governo do Estado.

OUTROS NOMES


Além de Francisco Sales, existem os outros três aliados de JHC que poderiam também serem indicados para a função. No entanto, a experiência de Sales o credencia para o cargo.

Embora tenha sido o mais votado do pleito, o delegado Fábio Costa é novato no meio político e poderia ter dificuldades nas articulações com políticos veteranos na Casa. Já Gaby Ronalsa, apesar do histórico familiar, também é considerada “verde” para a liderança do Governo.

Por fim, o vereador Siderlane Mendonça tem o deputado estadual Davi Maia como padrinho político. Mas a disposição no enfrentamento público de Francisco Sales em defesa de JHC se sobrepõe a qualquer outra indicação política.