Programa abre inscrições para selecionar pesquisas de mestres e doutores na área de tecnologia
Serão aceitos projetos de mestres, doutores, mestrandos e doutorandos que tenham conceitos tecnológicos com foco na solução de problemas reais
Desenvolvido para selecionar pesquisas com potencial de inovação, acelerar e fomentar negócios inovadores de base tecnológica, para alavancar geração de riqueza e bem-estar para a sociedade, o Programa Catalisa ICT, articulado pelo Sebrae com a parceria de entidades do ecossistema nacional de inovação, teve seu edital nacional lançado e já está com as inscrições gratuitas abertas pelo site: www.sebrae.com.br/catalisa.
O programa pretende receber inscrições até o dia 24 de janeiro de 2021, nas quais serão avaliados os seguintes critérios (com notas de 0 a 5): potencial de impacto econômico (peso 30%), grau de inovação (peso 25%), potencial de impacto socioambiental (peso 20%), viabilidade técnica (peso 15%), além da formação e trajetória do pesquisador (peso 10%).
O Catalisa ICT considera pesquisas que tenham, no mínimo, conceitos tecnológicos formulados ou aplicados, com foco na solução de problemas reais, de natureza institucional, industrial ou comunitária, por meio do desenvolvimento e aplicação de novos dispositivos, instrumentos, ferramentas, produtos ou processos com potencial de impacto econômico ou social.
Etapas
Após as inscrições, será feita a divulgação das pesquisas selecionadas no dia 24 de fevereiro de 2021. A partir daí, os pesquisadores selecionados irão receber capacitações online em março e abril com duração de até dois meses, com os temas: atitude empreendedora, inovação aberta, gestão da inovação, prospecção tecnológica e plano de inovação. Nas etapas seguintes, serão feitas as seleções e a execução de planos e projetos de inovação, além da articulação com investidores.
Os projetos inscritos ficarão na plataforma World Labs, que servirá de base de dados, vitrine para projetos, gestão de grupos e oportunidades de fazer networking e participar de eventos.
Entre fevereiro e março, o programa lançará um novo edital para oferecer aportes de até R$150mil para os projetos de pesquisa.
Analista da Unidade de Soluções e Inovações do Sebrae Alagoas, Danisson Reis, destaca que o programa mostra que tudo o que é produzido nas universidades a partir de pesquisas básicas e aplicadas podem e devem ter potencial para a sociedade.
“Uma das formas de levar esses resultados para a sociedade é converter essas pesquisas em empresas de base tecnológica, gerando novas possibilidades de emprego e trajetória de vida para os mestrandos e doutorandos. A partir de suas pesquisas eles podem se transformar em empresários. Que a gente possa sensibilizar o maior número de mestrandos, doutorandos e recém mestres e doutores aqui de Alagoas, com muitos trabalhos inscritos daqui, gerando valor para a sociedade alagoana”, finaliza.
Atendimento remoto e presencial
Devido ao novo coronavírus, os empresários da pequena empresa podem contar com o atendimento do Sebrae de forma remota e presencial. A equipe do Sebrae está mobilizada para atender as demandas dos empresários, que também podem contar com a estrutura de cursos online e gratuitos do portal EAD Sebrae com mais de 100 opções de cursos, basta acessar
O empresário pode entrar em contato com a instituição pelos canais remotos e digitais, como o portal sebrae.com.br/alagoas, telegram t.me/sebraealagoas, whatsapp e Telefone 0800 570 0800, chat e e-mail fale.sebrae.com.br, instagram @sebraealagoas, twitter @sebraealagoas, facebook /SebraeAlagoas, youtube @sebraealagoas e o linkedIn Sebrae Alagoas.