Maceió: secretário fala dos esforços da equipe para superar dificuldades de 2020
Ações em 2020 foram marcadas por desafios e adaptação na prestação de serviços
Desafiador é a palavra que melhor expressa o ano de 2020 para a atuação da Secretaria Municipal de Economia de Maceió (Semec). A pandemia de covid-19 trouxe impactos socioeconômicos e a equipe da gestão municipal teve que enfrentar desafios como queda na arrecadação e limitações no funcionamento de atividades econômicas, entre outros. A saída foi se debruçar para criar estratégias que pudessem melhorar o cenário local. Mas, foi adotando medidas tributárias e recebendo apoio do governo federal que a Prefeitura conseguiu minimizar os impactos da pandemia nos cofres públicos e administrar, da melhor forma, a cidade em tempos de crise.
Foram 25 medidas tributárias adotadas desde março, que vão desde a suspensão de processos administrativos tributários, envio de CDAs para protesto, prorrogação de prazos de pagamento e validade de taxas e alvarás, de prazos de validades das Certidões de Regularidade Fiscal emitidas por processamento eletrônico, além de campanhas de incentivo à antecipação de pagamento de tributos e de negociação de débitos com descontos bem mais atrativos.
“Todas as medidas adotadas até aqui são fruto do diálogo entre a Prefeitura de Maceió, parceiros e setor produtivo. Desde o início nossas equipes dialogam com os empresários, ouvem suas demandas e tentam equilibrar as necessidades da sociedade civil, do setor produtivo, e as necessidades da administração pública para que todos sejam beneficiados, dentro do possível. Nada foi feito de forma aleatória! Foram priorizados gastos, negociados prazos, entre outras posturas e providências que tivemos que tomar, nos resguardando e resguardando os serviços prestados e nossos colaboradores, inclusive. O governo federal liberou recursos importantes no período da pandemia, o que deu suporte para o município, minimizando expressivamente os impactos financeiros da crise econômica. Sem essa união de esforços não seria possível”, explicou Fellipe Mamede, secretário municipal de Economia.
Entre as medidas, estava a campanha de negociação de débitos que permitiu descontos de 30% no valor principal do tributo e a retirada de multas, juros e correção monetária nos débitos tributários. Só esta medida permitiu um crescimento nas receitas da Dívida Ativa e evitou uma perda prevista de mais de R$60 milhões nas receitas próprias.
Prestação de Serviços na Pandemia
Durante a pandemia, todos os maceioenses tiveram acesso aos serviços da Semec e o portal de serviços ganhou cara nova, integrando outros órgãos. A plataforma www.online.maceio.al.gov.br, possibilita emitir notas fiscais, certidões, consultar e solicitar processos, realizar parcelamentos de débitos e pagamentos, entre outros serviços relacionados a outras pastas municipais como as secretarias Municipais de Desenvolvimento Territorial (Sedet), de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), e órgãos como a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e a Procuradoria Geral do Município (PGM).
“Nós da Semec entendemos que a modernização do atendimento e dos processos burocráticos é importante para que possamos levar nossos serviços ao maior número de pessoas possível, oferecendo a cada maceioense a autonomia e a facilidade necessárias para o cumprimento e atendimento das demandas que chegam ao município”, disse o auditor fiscal da Semec e um dos responsáveis pelo trabalho de atualização do portal, Gilberto Meister.
Ao acessar a plataforma, basta escolher a instituição que precisa de atendimento. Selecionando a unidade da Semec, por exemplo, o usuário terá à sua disposição os serviços online da secretaria, como o acesso a guias de pagamento, consultas a processos administrativos, emissão de notas fiscais, certidões e autenticação, o acesso direto ao Portal do Cidadão (para parcelamentos, consultas e muito mais), o acesso ao Portal do ITBI, entre outras funções. Na mesma página, logo abaixo aos Serviços Online, o contribuinte tem acesso às ferramentas de atendimento da Semec, podendo agora realizar agendamentos, chamadas de atendimento, denúncias e ter acesso direto aos canais de contatos com a secretaria.
Além disso, houve a implementação do novo sistema destinado à emissão da guia do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), o ITBI eletrônico, onde é possível dar entrada no processo de emissão da guia de ITBI de forma eletrônica, sem a necessidade de se dirigir às unidades de atendimento da Semec. Basta acessar o Portal do Cidadão.
“Avançamos muito e esperamos ter dado a nossa contribuição, sempre com compromisso, responsabilidade e muito trabalho em conjunto com todos os representantes da sociedade civil. Foram grandes desafios enfrentados e juntos conseguimos fazer o melhor por Maceió e pelo cidadão maceioense. Sabemos que há muito o que fazer, mas ao finalizar temos a certeza de que cumprimos a nossa missão e estamos entregando a cidade melhor do que quando recebemos”, finalizou Fellipe Mamede.
Últimas notícias
Veículo cai em ribanceira localizada na Avenida Marília, em Maceió; imagens impressionam
Homem morre após invadir jaula de leões em parque zoobotânico de João Pessoa
Polícia Militar apreende drogas em área de mata no bairro Chã da Jaqueira, em Maceió
Tarifaço: Brasil avalia que EUA deve cobrar algo para novas reduções
Brasil iguala Argentina e vira país com mais títulos de Libertadores
Homem é agredido com pauladas pelo próprio vizinho no município de Minador de Negrão
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
