Ex-presidente do Uruguai, Tabaré Vásquez, morre aos 80 anos
Político foi o primeiro presidente eleito pelo povo após o fim da ditadura no país

O ex-presidente do Uruguai Tabaré Vásquez morreu na madrugada de hoje, aos 80 anos. Ele lutava contra um câncer no pulmão. A morte foi anunciada na manhã de hoje pelo seu partido, o Frente Ampla.
Vásquez foi duas vezes presidente do Uruguai: a primeira, entre 2005 e 2010, quando foi o primeiro líder de centro-esquerda a ser eleito no país desde o fim da ditadura militar. À época, ele foi sucedido pelo correligionário José Mujica.
Mais recentemente, também foi presidente entre 2015 e 2020. No último pleito em que concorreu, em 2014, derrotou o atual presidente, Luiz Lacalle Pou, de centro-direita. Ele deixou a presidência do país em março deste ano, quando foi substituído por Lacalle Pou, vencedor das eleições do ano passado.
O atual presidente afirmou no Twitter que o país está de luto pela morte de Vásquez. "Enfrentou com coragem e serenidade sua última batalha. Tivemos momentos de diálogo pessoal e político que valorizo e me lembrarei sempre", escreveu Lacalle Pou.
"Serviu ao país e, com base no seu esforço, obteve vitórias importantes. Foi o presidente dos uruguaios. O país está de luto. Descanse em paz, Presidente Tabaré Vázquez", complementou o presidente no microblog.
A presidência de Vásquez e do ex-presidente Mujica ficaram marcadas pela bonança econômica e por implantação de leis progressistas, como as que regularam o direito ao aborto, o casamento gay e o consumo de maconha.
Tendo em vista a pandemia do novo coronavírus e o respeito familiar, não será realizado velório e o sepultamento será feito apenas para familiares e amigos próximos. A imprensa foi liberada a cobrir o cortejo.
O corpo sairá da prefeitura de Montevidéu e será enterrado no cemitério de La Teja, na capital do país. Quem quiser poderá acompanhar a ida do corpo até o local de carro pelas avenidas da cidade. Para 21h está planejado uma homenagem ao ex-presidente, com cinco minutos de aplausos.
Últimas notícias

Maragogi recebe obras do Vida Nova nas Grotas e nova sinalização turística

Carro pega fogo ao lado do Ceasa, na Forene, em Maceió

Haddad diz que negociar com Estados Unidos é prioridade para o governo

Tio de Michelle Bolsonaro é preso com vídeos de pornografia infantil

Suspeito de assalto é baleado no Village Campestre, em Maceió; comparsa fugiu

Câmara de Maceió lança 4ª temporada do programa "Câmara em Debate" para aproximar Legislativo da população
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
