Política

Ayres e Brito são opções para Renan Filho na sucessão ao governo de AL

Secretários de Saúde e Turismo serão mantidos nos cargos, após reforma administrativa

Por Berg Morais 07/12/2020 17h05 - Atualizado em 07/12/2020 17h05
Ayres e Brito são opções para Renan Filho na sucessão ao governo de AL
Alexandre Ayres e Rafael Brito - Foto: Reprodução/internet

Dois secretários de Estado estão sendo cotados para assumirem o protagonismo político no primeiro escalão do Governo de Alagoas. Os nomes surgem como opção para sucessão ao cargo de governador, já que Renan Filho (MDB) está em seu segundo mandato e deve disputar uma vaga para o Senado Federal, em 2022.

Alexandre Ayres (Saúde) e Rafael Brito (Desenvolvimento e Turismo) se destacam em suas ações de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus e na retoma econômica do Estado. Ambos são muito bem avaliados e ganharam a confiança dos setores em que atuam.

Recentemente, Renan Filho confirmou a necessidade em fazer uma reforma administrativa no governo, tendo em vista o resultado das últimas eleições e a conveniência em acomodar novos aliados para dar musculatura política a projetos futuros.

Ayres e Brito continuarão na gestão, não apenas como secretários de Estado, mas na condição de possíveis pré-candidatos à sucessão de Renan Filho.

Veja, abaixo, o currículo dos secretários de Estado da Saúde e do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas, respectivamente.

ALEXANDRE AYRES


Advogado formado pelo Centro Universitário Cesmac e pós-graduando em Gestão Pública e Cidades, pelo Centro Universitário Tiradentes (UNIT). Sua atuação nesta seara profissional sempre esteve voltada ao Direito Público. Entre 2004 a 2009, Alexandre Ayres esteve à frente da Coordenação Jurídica da Secretaria Estadual de Saúde de Alagoas. Entre 2009 a 2012, atuou como procurador geral de Jequiá da Praia e no biênio 2013 a 2014, exerceu o cargo de diretor geral da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA). Em janeiro de 2015, assumiu a titularidade da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH), na gestão do Governador Renan Filho. Por quase quatro anos à frente da Pasta, uma série de avanços pode ser notados em diversas regiões do Estado de Alagoas. Em dezembro de 2018 assumiu o cargo de secretário Executivo do Gabinete Civil do Governo de Alagoas e atualmente exerce o cargo de titular da Secretaria de Estado da Saúde.

RAFAEL BRITO


Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e MBA em Marketing pelo Instituto Português em Administração e Marketing (IPAM). Foi Secretário de Estado do Trabalho e Emprego de Alagoas, atuando na implantação de diversos projetos, como o Economia Solidária e Empreendedorismo na Juventude. Atuou como Presidente do Conselho Estadual do Trabalho, membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado (CONEDES) e membro do Conselho de Administração da Imprensa Oficial. Atualmente é secretário Estadual do Desenvolvimento Econômico e Turismo.