Perícia Oficial de AL emite carteira de identidade com símbolo do Autista
Solicitações estão sendo atendidas por meio de agendamento eletrônico
Após alguns meses de preparação e testes, o Instituto de Identificação de Alagoas confirmou na manhã de hoje, (16) que já está apto a emitir a Carteira de Identidade da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea). A iniciativa atende a Lei federal denominada “Romeo Mion” (13.977/2020), promulgada em janeiro deste ano e que instituiu um modelo a ser seguido por todos os estados da Federação.
A emissão da Ciptea pelo Instituto de Identificação de Alagoas representa um grande avanço para as pessoas com autismo em todo o Estado e seus familiares. Até então, quem não possui esse tipo de documento, precisa andar com vários documentos e laudos para comprovar o Transtorno do Espectro Autista (Tea) e garantir a prioridade de atendimento em serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social.
Shirley Araújo, chefe administrativa do II, explicou que o modelo da Ciptea adotado em Alagoas é o mesmo da carteira de identidade emitido diariamente pelo órgão. A diferença está na inclusão da fita quebra-cabeça, símbolo mundial da conscientização do transtorno do espectro autista, que utilizado para identificar a prioridade às pessoas com transtorno do espectro autista.
“Seguimos o procedimento normal de atendimento, sendo que o responsável pela pessoa autista que será portadora da carteira, precisa apresentar na hora do atendimento, o laudo médico indicando o código da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID). Na hora, o nosso atendente, já acrescenta o símbolo do autismo no RG e segue a tramitação normal”, explicou Shirley Araújo.
Todos os postos que compõem a rede do Instituto de Identificação estão aptos a emitir o novo modelo de identidade. As famílias de pessoas com autismo, interessadas em adquirir a carteira de identidade, já com o símbolo da fita quebra-cabeça incluso, deverá agendar o atendimento eletronicamente, em respeitos as medidas de prevenção ao coronavírus Covid-19.
Na sede do Instituto de Identificação e nos postos que funcionam nas Centrais Já de Atendimento, o agendamento deverá ser feito através do site www.agendamento.seplag.al.gov.br. As vagas são disponibilizadas diariamente, sempre as 08 horas da manhã.
Nos demais postos da rede que funcionam no interior do Estado, o agendamento deverá ser realizado pelo site da Perícia Oficial, www.periciaoficial.al.gov.br. Nessas unidades, a abertura de vagas para agendamento é feita sempre as sextas-feiras para atendimento na semana seguinte.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
