Perícia Oficial de AL emite carteira de identidade com símbolo do Autista
Solicitações estão sendo atendidas por meio de agendamento eletrônico
Após alguns meses de preparação e testes, o Instituto de Identificação de Alagoas confirmou na manhã de hoje, (16) que já está apto a emitir a Carteira de Identidade da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea). A iniciativa atende a Lei federal denominada “Romeo Mion” (13.977/2020), promulgada em janeiro deste ano e que instituiu um modelo a ser seguido por todos os estados da Federação.
A emissão da Ciptea pelo Instituto de Identificação de Alagoas representa um grande avanço para as pessoas com autismo em todo o Estado e seus familiares. Até então, quem não possui esse tipo de documento, precisa andar com vários documentos e laudos para comprovar o Transtorno do Espectro Autista (Tea) e garantir a prioridade de atendimento em serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social.
Shirley Araújo, chefe administrativa do II, explicou que o modelo da Ciptea adotado em Alagoas é o mesmo da carteira de identidade emitido diariamente pelo órgão. A diferença está na inclusão da fita quebra-cabeça, símbolo mundial da conscientização do transtorno do espectro autista, que utilizado para identificar a prioridade às pessoas com transtorno do espectro autista.
“Seguimos o procedimento normal de atendimento, sendo que o responsável pela pessoa autista que será portadora da carteira, precisa apresentar na hora do atendimento, o laudo médico indicando o código da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID). Na hora, o nosso atendente, já acrescenta o símbolo do autismo no RG e segue a tramitação normal”, explicou Shirley Araújo.
Todos os postos que compõem a rede do Instituto de Identificação estão aptos a emitir o novo modelo de identidade. As famílias de pessoas com autismo, interessadas em adquirir a carteira de identidade, já com o símbolo da fita quebra-cabeça incluso, deverá agendar o atendimento eletronicamente, em respeitos as medidas de prevenção ao coronavírus Covid-19.
Na sede do Instituto de Identificação e nos postos que funcionam nas Centrais Já de Atendimento, o agendamento deverá ser feito através do site www.agendamento.seplag.al.gov.br. As vagas são disponibilizadas diariamente, sempre as 08 horas da manhã.
Nos demais postos da rede que funcionam no interior do Estado, o agendamento deverá ser realizado pelo site da Perícia Oficial, www.periciaoficial.al.gov.br. Nessas unidades, a abertura de vagas para agendamento é feita sempre as sextas-feiras para atendimento na semana seguinte.
Últimas notícias
Adolescente de 17 anos morre afogado em rio no município de Matriz de Camaragibe
Como transformar documentos em PDF pode organizar seu negócio e criar portfólios profissionais
Homem é preso por tentar esfaquear comerciante dentro de mercado público no Sertão de AL
Incêndio destrói loja de motopeças e deixa bombeiros feridos no Centro de Maceió
Homem é preso por agredir e ameaçar matar esposa no município de Porto Calvo
Homem é baleado ao sofrer tentativa de assalto na orla de Pajuçara, dm Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
