Governador autoriza obras do Hospital da Criança, em Maceió, nesta sexta-feira (18)
Cerimônia acontece às 9h no terreno situado ao lado da UPA do Jacintinho, onde a nova unidade será construída
Após implantar a Casa do Coraçãozinho em 2015, evitando que as crianças com problemas cardíacos tenham que buscar atendimento em outros estados, o Governo de Alagoas irá construir o Hospital da Criança, em Maceió, mais um passo para assegurar assistência integral à primeira infância. Nesta sexta-feira (18), às 9h, o governador Renan Filho e o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, assinarão a ordem de serviço para a construção no terreno situado ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jacintinho, no Ladeirão do Óleo, local em que a unidade hospitalar será erguida.
O novo equipamento de saúde, orçado em mais de R$ 15 milhões (R$ 15.250.000,00), terá uma área construída de 4.261,29 m² e vai atender as todas as especificações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Além de contar com uma estrutura predial moderna, a nova unidade terá paisagismo e climatização que assegurem um ambiente aconchegante e humanizado para assistir as crianças alagoanas, conforme o Memorial Descritivo elaborado pela Assessoria Técnica de Serviços de Engenharia e Arquitetura da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
De acordo com o projeto arquitetônico, o Hospital da Criança vai contar com dois pavimentos. O térreo terá 12 áreas, divididas entre a Urgência e Emergência, Ambulatório, Laboratório, Agência Transfusional e o Serviço de Nutrição e Dietética (SND). Também estarão presentes nesse pavimento o Lactário, Serviço de Raios X e Ultrassonografia, Serviço de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual (SAVVS), além dos setores administrativo, repouso e vestiário para servidores, auditório e necrotério.
Já no pavimento superior do Hospital da Criança ficarão dois quartos para isolamento e as enfermarias para internação, totalizando 52 leitos. Do total, 20 leitos serão destinados para menores de 1 ano, 16 leitos para crianças entre 1 a 4 anos, oito leitos para pacientes na faixa etária de 5 aos 9 anos e mais oito leitos destinados a usuários com idades entre 10 e 14 anos.
Perfil Assistencial – O Hospital da Criança irá contar com atendimento eletivo, realizado por meio de agendamento, através da Central de Regulação. A nova unidade hospitalar também vai contar com atendimento de urgência e emergência e, dessa forma, irá contribuir para desafogar a Unidade Pediátrica do Hospital Geral do Estado (HGE), que, por ser porta aberta, atende crianças de todas as regiões de saúde.
Para se ter ideia, de janeiro até a primeira quinzena de dezembro deste ano, 8.515 crianças que apresentaram casos clínicos foram assistidas no HGE, segundo o Núcleo de Estatística do maior hospital público de Alagoas. Já no ano passado, a mesma unidade atendeu 18.733 crianças em razão de casos clínicos, comprovando que há uma lacuna a ser sanada pelo Hospital da Criança, conforme explica o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres.
“Quando estiver em funcionamento, o Hospital da Criança irá preencher um vazio assistencial no que se refere à assistência pediátrica no estado. Por não dispormos de uma unidade hospitalar especializada no atendimento pediátrico, todas as crianças acabam migrando para o HGE, contribuindo para a sua superlotação. Por esta razão, a construção desta nova unidade vai reduzir o fluxo de pacientes no maior hospital público do estado e assegurar que as crianças tenham um hospital exclusivo, especializado na assistência pediátrica”, ressaltou o gestor da Saúde estadual.
Veja também
Últimas notícias
Adolescentes do sistema socioeducativo participam do Mutirão da Aprendizagem Profissional
MPF e DPU são contra acordo entre Estado e Braskem e exigem novo complexo de saúde mental
DMTT amplia prazo de permissões para o transporte escolar
Vigilância Sanitária interdita avícola com atividade irregular na Levada
Polícia Militar registra ocorrência de incêndio em área de preservação em Fernão Velho
Suspeito de liderar bando criminoso em Palmeira dos Índios é morto em confronto com policiais
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
