Saúde

Governador autoriza obras do Hospital da Criança; esta é a sexta unidade de saúde implantada na gestão

nidade ficará localizada ao da UPA do Jacintinho

Por 7Segundos 18/12/2020 10h10 - Atualizado em 18/12/2020 11h11
Governador autoriza obras do Hospital da Criança; esta é a sexta unidade de saúde implantada na gestão
Renan Filho assinando a ordem de serviço para a construção do Hospital da Criança - Foto: Cortesia ao 7Segundos

O governador Renan Filho e o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, assinaram, nesta sexta-feira (18), a ordem de serviço para a construção do sexto hospital que será implantado durante a gestação: o Hospital da Criança.

O evento ocorreu no terreno situado ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jacintinho, no Ladeirão do Óleo, local em que a unidade hospitalar será erguida.

Renan Filho afirmou que Alagoas trabalha para vencer a pandemia de Covid-19 e, ao mesmo tempo para resolver omissões históricas que o Estado sempre cometeu. Ele falou que a construção era um sonho grande, pois Alagoas tinha uma demanda reprimida em pediatria.

“Só uma mãe sabe como é quando o filho adoece a noite, precisa ser internado e não tem um leito especializado em pediatria, um hospital especializado em pediatria. Isso certamente é dramático, sobretudo, para pessoas mais pobres que não tem como contratar uma vaga em um hospital privado”, disse Renan.

Durante gestão, já foram entregues os hospitais da Mulher, Metropolitano de Maceió, Regional do Norte e Regional da Mata. E o Hospital Regional do Alto Sertão, localizado em Delmiro Gouveia, teve as obras iniciadas e a previsão de entregue é no primeiro semestre de 2021.

O novo equipamento de saúde é orçado em quase R$ 16 milhões e terá uma área construída de 4.261,29 m².

Estrutura da unidade

O Hospital da Criança irá contar com atendimento eletivo, realizado por meio de agendamento, através da Central de Regulação. A nova unidade hospitalar também vai contar com atendimento de urgência e emergência e, dessa forma, irá contribuir para desafogar a Unidade Pediátrica do Hospital Geral do Estado (HGE), que, por ser porta aberta, atende crianças de todas as regiões de saúde.

De acordo com o projeto arquitetônico, o Hospital da Criança vai contar com dois pavimentos. O térreo terá 12 áreas, divididas entre a Urgência e Emergência, Ambulatório, Laboratório, Agência Transfusional e o Serviço de Nutrição e Dietética (SND). Também estarão presentes nesse pavimento o Lactário, Serviço de Raios X e Ultrassonografia, Serviço de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual (SAVVS), além dos setores administrativo, repouso e vestiário para servidores, auditório e necrotério.