Brasil prevê produção histórica de café e elevação das exportações
A produção é 2,3% superior à última safra recorde registrada no Brasil, em 2018.
Maior produtor e exportador mundial de café, o Brasil prevê uma produção histórica de 63,08 milhões de sacas de 60 quilos este ano, aumento de 27,9% em relação a 2019, informou hoje a Companhia Nacional de Abastecimento.
A produção é 2,3% superior à última safra recorde registrada no Brasil, em 2018, frisou a companhia no seu último relatório mensal do ano.
O desempenho deste ano se deve principalmente ao ciclo agronômico bienal positivo da variedade arábica, que atualmente representa 77% do café produzido no Brasil.
Os cafeeiros arábicos seguem um ciclo vegetativo que alterna um ano de ótima floração e melhor produtividade, com um ano de menor floração.
A expectativa é de que o Brasil produza neste ano 48,77 milhões de sacas dessa variedade, resultado 42,2% maior do que no ano passado e 2,7% maior do que o registrado de 2018.
Investimentos em tecnologias e máquinas, assim como as condições climáticas favoráveis também contribuíram para esse aumento da produção, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento.
Em relação ao café robusta, a produção brasileira deve chegar a 14,31 milhões de sacas, dado que indica uma queda de 4,7% face o ano passado.
O estado do Espírito Santo, responsável por cerca de 64% da produção nacional desta variedade, teve uma safra 12,4% menor neste ano devido às "condições climáticas desfavoráveis" em algumas áreas "durante a fase de floração", sublinha o órgão público.
O Brasil também aumentou suas exportações de café. Entre julho e novembro, foram exportadas 19,8 milhões de sacas, 15% a mais que no mesmo período de 2019.
Após a desvalorização do real, o café brasileiro está "ainda mais competitivo no mercado internacional e as vendas antecipadas se aceleraram", explicou a Companhia Nacional de Abastecimento.
Em novembro, 74% da safra atual já havia sido comercializada, face a 71% da safra passada na mesma época.
Veja também
Últimas notícias
Morre o jornalista Conrado Corsalette, aos 47 anos, em SP
Relator da dosimetria protocola novo projeto de anistia no Senado
Comissão de Orçamento discute apreciação da Lei Orçamentária Anual de Maceió
Carro capota entre Junqueiro e Teotônio Vilela e mobiliza Bombeiros e Samu
Polícia divulga imagens de suspeitos de tentativa de homicídio no Tabuleiro
Natal Premiado movimenta R$ 30 milhões no comércio alagoano; confira os ganhadores
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
