Política

Arthur Lira inicia tour pelo Brasil em busca de apoio para eleição na Câmara

Deputado alagoano iniciará viagens pelo Norte do país

Por Berg Morais 05/01/2021 07h07
Arthur Lira inicia tour pelo Brasil em busca de apoio para eleição na Câmara
Arthur Lira lança candidatura à presidência da Câmara - Foto: Assessoria

Preferido do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na eleição para a presidência da Câmara Federal, o deputado alagoano Arthur Lira (Progressistas) iniciará nesta terça-feira (05) um jogo de viagens pelo Brasil em busca de apoio para seu projeto de sucessão ao cargo ocupado atualmente pelo deputado Rodrigo Maia (DEM/RJ).

As viagens do deputado alagoano serão iniciadas pela região Norte do país, percorrendo os Estados Macapá, Belém, Boa Vista, Manaus, Rio Branco, e Porto Velho, até quinta-feira (07). Aliados programam viagens para o Brasil inteiro até o mês de fevereiro, quando a eleição deverá acontecer.

Apesar de ter maior simpatia do Palácio do Planalto, Arthur Lira não tem a quantidade de votos suficientes para vencer a eleição. O seu principal adversário, deputado Baleia Rossi (MDB) conseguiu agregar a maioria das legendas.

Embora Rossi tenha maioria, Lira aposta na dissidência, usando o poder da máquina pública para negociar emendas e cargos no Governo Federal. Em avaliação feita pelo deputado alagoano e por seus apoiadores, o fato de o voto ser secreto é favorável para o grupo.

Arthur Lira possui uma base de apoio com 9 partidos (Progressistas, PL, PSD, Avante, Patriota, Solidariedade, Pros, PSC e Republicanos), cujas bancadas correspondem à 191 votos. Ele precisa de 257 votos para vencer eleições.