Economia

Setor de serviços avança e apresenta sexta alta seguida em AL, segundo IBGE

Em comparação com 2019, o recuo foi de 5,8%

Por 7Segundos, com Ascom iBGE 13/01/2021 14h02
Setor de serviços avança e apresenta sexta alta seguida em AL, segundo IBGE
Centro de Maceió - Foto: Fecomércio



Registrando a sexta alta seguida, o setor de serviços avançou 8,7% em Alagoas na passagem de outubro para novembro. Anteriormente, os avanços haviam sido de 7,2% e 4,5% nos meses de setembro e outubro, respectivamente. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), que foi divulgada nesta quarta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No entanto, na comparação com novembro de 2019, o recuo do setor em Alagoas foi de 5,8%. No acumulado em 2020, frente a igual período do ano anterior, a queda no volume de serviços foi de 17,7%. Em doze meses, o volume de serviços caiu 16,7%.

Âmbito nacional

No Brasil, o setor de serviços avançou 2,6% na passagem de outubro para novembro, registrando também o sexto mês consecutivo de alta. Apesar do ganho acumulado de 19,2% nesse período, o resultado ainda é insuficiente para compensar as perdas entre os meses de fevereiro e maio do setor, que ainda se encontra 3,2% abaixo do patamar de fevereiro. Na comparação com novembro de 2019, o total do volume de serviços no Brasil recuou 4,8%, marcando a nona taxa negativa seguida neste índice.

Divulgada todos os meses, a PMS abrange cinco grupamentos de atividades da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE 2.0): serviços prestados às famílias (como alojamento e alimentação), serviços de informação e comunicação, serviços profissionais, administrativos e complementares, transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio e outros serviços.