Pazuello anuncia vacinação para próxima quarta-feira; Maceió define locais para aplicação
O primeiro grupo que receberá as vacinas são os profissionais de saúde, idosos em asilos e indígenas
Em reunião com mais de cem prefeitos nesta quinta-feira (14) o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, anunciou que o início da vacinação contra a Covid-19 será na próxima quarta-feira (20). Maceió já apresentou o plano de vacinação na semana passada e agora acerta os últimos detalhes sobre os locais onde ocorrerão as aplicações.
No encontro de hoje ficou acertada a quantia de oito milhões de doses, que serão distribuídas aos estados a partir de segunda (18).
O primeiro grupo que receberá as vacinas são os profissionais de saúde, idosos em asilos e indígenas. Em seguida, serão contemplados os idosos que têm mais de 75 anos.
A prefeitura informou que assim que o Município receber as primeiras doses, será lançado um site adaptável para celular onde deverá ser feito um cadastro simples do público-alvo. Serão solicitados nome, CPF e outras informações do usuário para que no início da campanha ele possa marcar horário e local onde prefere se vacinar.
O trabalhador de saúde terá que constar no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) para poder agendar sua imunização no site.
A prefeitura informou que conta atualmente com 12 unidades estruturadas para vacinação, mas o GGI vai definir com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) a instalação de pontos de drive-thru para que a vacina seja aplicada nos usuários dentro dos carros, com locais estratégicos para ampliar a campanha. Há ainda a possibilidade de criar estruturas em escolas para serem pontos de vacinação.