Vendas no varejo crescem 2,1% em Alagoas no mês de novembro, diz IBGE
Levantamento do IBGE foi divulgado nesta sexta-feira (15)

As vendas do comércio varejista cresceram 2,1% em Alagoas no mês de novembro, na comparação com o mês anterior. Essa é a sexta taxa positiva desde maio: a sequência de alta foi interrompida após a queda no volume de vendas em setembro (-0,5%). As informações são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta sexta-feira (15), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Em relação a novembro de 2019, o comércio cresceu 6,3%, o quarto resultado positivo desde fevereiro. No acumulado do ano, o setor registrou queda de 3,1%, enquanto nos últimos 12 meses acumula redução de 3%.
No Brasil, o volume de vendas do comércio varejista nacional na passagem de outubro para novembro de 2020 ficou estável, com variação de -0,1%. No confronto com igual mês do ano anterior, também houve perda de ritmo, com o varejo crescendo 3,4% em novembro de 2020, menos que a alta de 8,4% em outubro. Apesar da desaceleração, o setor se encontra 7,3% acima do patamar pré-pandemia.

Das oito atividades investigadas, cinco cresceram na comparação com o mês anterior, porém Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, que têm peso de cerca de 45% no índice geral do país, apresentaram retração.
“Se olharmos, por exemplo, para a receita das empresas dessa área [hipermercados], houve um declínio de 0,8%. E a diferença entre a receita e o volume de vendas demonstra um aumento de custos. Mas, além disso, é comum que o consumidor, quando tem uma queda de renda ou do seu poder de compra, passe a comprar menos produtos que não são essenciais e a optar por marcas mais baratas”, analisa o gerente da PMC, Cristiano Santos, observando o cenário nacional.
Vendas no comércio varejista ampliado crescem 1,7% em Alagoas
Em Alagoas, o volume de vendas do comércio varejista ampliado, que integra também as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, registrou um crescimento de 1,7% no mês de novembro. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o crescimento foi de 7,9%.
No acumulado do ano, o comércio varejista ampliado sofreu redução (-1,4%) e, nos últimos 12 meses, a queda observada é menor (-1%).
Últimas notícias

Bombardeio dos EUA a porto mata dezenas no Iêmen

Polícia Civil efetua prisão em flagrante por violência doméstica em Maceió

Incêndio em lancha deixa dez pessoas feridas na praia de Maragogi

Suspeito foragido da Justiça de Mato Grosso é preso em Porto Calvo após abordagem do Pelopes

Advogado suspeito de agredir namorada passa mal antes de ser levado ao Baldomero Cavalcanti

Segurança nas estradas: confira dicas para viajar com tranquilidade no feriadão
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
